A INTOLERÂNCIA NA INTERNET.
Não lido bem com a intolerância. O respeito às diferenças para mim é fundamental. Eu até posso não gostar da sua visão sobre um assunto, posso expressar o meu ponto de vista, porém nunca devo ser hostil com você, simplesmente por pensar diferente de mim.
É claro que determinados temas exigem a minha intolerância. Não posso ser tolerante com o crime, com a fome, com a violência e com o preconceito.
Na verdade, a intolerância advém do preconceito. É aquela história:" não vi e não gostei, " que muitas vezes se agrava. É formar uma opinião desfavorável antes de conhecer o assunto ou o indivíduo.
Incomoda-me profundamente alguém ser agressivo com uma pessoa por ser de outra classe social, de outra religião ou de outro país.
Na intenet constato essa intolerância na blogsfera e em alguns sites. Pessoas fazendo comentários desagradáveis e geralmente não verdadeiros apenas por preconceito.
A facilidade de se escrever em um blog leva às pessoas a tornarem públicas suas opiniões, sem se darem conta de que outros poderão sentir-se ofendidos ao lerem.
Hoje, por exemplo, um "blogueiro" deu uma nota, enfatizando o estreitamento das relações comerciais e turísticas entre Brasil e Portugal.
O que me espantou foi um comentário de uma portuguesa dizendo que já não agüentava de brasileiros por lá. Não me contive e respondi que a intolerância é um mal terrível no mundo cosmopolita e civilizado.
Tive apoio no mesmo blog, o que demonstra que nem todos os portugueses são intolerantes e que portanto não posso sair por aí generalizando.
Assim vou tentando ser tolerante. Mesmo que não goste da posição de determinadas pessoas, respeitarei seu direito de se expressar e responderei, quando o fizer, com educação, mas não calarei se me sentir ofendida.