A MENINA DO TIC-TAC ....!

Se tem uma coisa nessa cidade que eu valorizo ver, é a capacidade de alguns seres em se virar prá dá a volta por cima. Recentimente, trabalhei com uma turma num documentário a respeito dos catadores noturnos. Fiquei impressionado como eles se viravam. Partimos prá documentar os vendedores da maior feira livre da cidade. Por lá acampamos dois dias. É impressionante, a capacidade que eles têm de se adaptar num lugar as vêzes tão hostíl, (Principalmente a noite, onde todos os gatos são....).

Da turma do documentário, uma garota sugerio, registrarmos o trabalho de algumas meninas no centro. Mapeamos os possíveis lugares e lá fomos. Encontramos de tudo um pouco. Vendedoras de cachrro-quente, peças íntimas, loterias, jogo do bicho, frutas, picolé, miúdezas, jornal e cigarros,(Ainda tem gente que vende cigarros?). Flores, até guardadoras de carros etc e tal. Por trás da lente, uma em especial, chamou-me a atenção, (Quase me passa despercebida, estava num lugar agitado, cercada de muita gente).

Ruiva, 1,70 de altura, olhos grandes e castanhos, cabêlos longos, bem bronzeada,(É, no último fim de semana por aqui fez sol). Um sorriso de encantar até o papa. Resumindo minha visão por trás da lente, coisa linda de se mirar. Eu mirei, filmei e...... Aproximei o máximo. Ela, ápos perceber sendo filmada, não demonstrou hostílidade, pelo contrário, logo colaborou com um lindo sorriso. Nos chamou. Parecia até gostar.

20 anos, moradora da periferia, cursando o terceiro simestre de letras numa faculdade particular não muito cara da cidade. Sonha em ser professora. Deu entrada no Banco da Mulher e conseguiu um empréstimo, com ele, botou uma "guia", vendendo relógios de vários tamanhos e cores. Estava feliz. Estava conseguindo pagar o empréstimo em dias, e ficar com alguns trocados prá continuar envestindo na faculdade, (O fies ainda não havia chegado a suas mãos).

Concluimos as imagens, reunimos o pessoal, editamos, fechamos a pesquisa e apresentamos os resultados no curso.

Fiz a cópia do DVD, lá fui, ao encontro da ruiva que quer ser professora, que mora na periferia, que tem um sorriso de encantar papa, que não se entimida com uma lente e que vende tic-tac. Marcando cada segundo, cada minuto, cada hora de ver seu sonho vira realidade, não como um conto de fadas.