Aí a Linha disse para o Carretel: me enrola que eu gosto. - Berenice Heringer

Outro dia, no supermercado. perguntei à repositora se havia retrós de linha. Ela pensou no telefone sem fio, na linha do metrô, mas não sabia o que é um retrós. Cultura retrô, retroescavadeira, retrovisor. Linha de pobreza, retrospectiva. Dicionário só tem palavra difícil. Para não encher a cabeça, o povão corta rente. Então vamos a uma adivinhação: "Qual a semelhança ou diferença entre o maquinista e a costureira.? Ou esta definição definitiva: mulher que anda na linha o trem passa em cima".

Já pensou na tal de inclusão digital? De cara, o Lula entra com uma desvantagem de dez por cento. Na educação, na elevação do nível cultural de um povo, não há magia, estalar de dedos ou abracadabra. O patrimônio público não é o Erário nem o PIB. Todos querem que o governo resolva tudo: deslinde os imbroglios, descasque os abacaxis, ou faça o pepino ficar mais digerível. Cada qual tem que dirigir seu barco pessoal/individual/familiar por sua própria conta e risco, ser responsável por si, andar com os próprios pés. Ah! o paternalismo é um desastre. Junto com a demogogia, temos um prato repleto de ilusões mirabolantes.

O capo criou o pimpolho para ser Alex, o grande. Big como um bigMac: gorduroso, hipercalórico, indigesto e caro, sem nenhuma utilidade. E foi-lhe pagando as módicas continhas... Entretanto, o mentor de Alexandre Magno foi Aristóteles, o sábio. Mesmo assim, ele não aprendeu tudo que seu mestre mandou. Consta que, diante do túmulo de Aquiles, ele não chorou pela morte do herói grego cantado por Homero. Lamentou-se por si mesmo e verteu lágrimas de inveja, pois havia conquistado o mundo mas não alcançara a fama e a glória de Aquiles, nem fora imortalizado na obra de Homero.

O Clemente, aquele que pede clemência. (Clemência era a filha do boticário Pedro Werner na minha infância de Laranja da Terra.) E pode virar o Quelemente, aquele que mente, personagem do romance As duas faces de Eros do insigne escritor capixaba Samuel Duarte. Neste espaço aqui, minha homenagem,,, O Quelemente, negão jagunço e capanga de um meritíssimo doutor Juiz, deu jeito nas coisas, assim como o pelego Gregório deu u'a mãozinha ao Getúlio Vargas...

"Não acreditar é indício de mentir, porque o mentiroso tem dois problemas: não acredita nem é acreditado. Chegar ao cúmulo de calar-se para que os outros errem é o mesmo que tornar o ferimento alheio incurável em proveito próprio." (Pérolas de Baltasar Grácian)

A figura mais patética dessas últimas no cenário nacional é o sr. antonio-conselheiro do mal.

A atuação dele chega a ser trágica, de tão cômica. Um articulador de farsas, um fajuto cardeal richelieu eminência parda, um manipulador de marionetes, um artífice de maracutais, engendramentos e falsidades. Qual o objetivo da teima em negar evidências, no cerceamento de provas, a patologia de tapar-o-sol-com-a-peneira? Como um receptador de sucatas, raspa o número do chassi, inverte a placa, adultera as marcas, procedêrncias, autorias e responsabilidades. Maquiavélico maquiador, deita os próprios filhos e famiglias no Leito de Procusto. E uma criança é jogada nalgum aras sacrificial onde a inocência está sendo punida. E os lamentos continuam ecoando nos ares.

"O mundo perfeito só poderá ser construído quando o antigo for totalmente destruído."

(Lemuel Gulliver).

Ou: "USE UM DISFARCE PARA ENCOBRIR UM ENGANO."(Bee Gees)

Vila Velha, 27 de abril de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 30/04/2008
Código do texto: T968375