MYTHUS - Berenice Heringer

O mito é uma palavra escrita, um discurso. A mistagogia é a iniciação nos mistérios de uma religião. O que é Mistério? É o culto secreto no politeísmo, impenetrável à razão humana. O místico é tudo aquilo que se relaciona ao mistério. Está aí estabelecida a diferença entre mítico e místico. Freud foi tachado de reducionista por seus detratores e oposicionistas, principalmente por afirmar: no ser humano tudo é sexual. A sexualidade é o início, meio e finalidade de todas as nossas ações e comportamentos. Às vezes tem-se de reduzir para expandir...O denominador comum que chamo MMC - por favor não confunda com o Emicideumal, nem com o Emiciferrou dos Cassetas - mínimo múltiplo comum, ou 2100 em algarismos romanos, seria esse redutor, mesmo decompondo-se ao máximo, como no MDC (outra vez a aritmética e os algarismos romanos, 1600), máximo divisor comum. Esse MMC é o mínimo que se multiplicou, é a libido, a energia sexual, as pulsões, que são como uma chave acionável, um botão pressionável, ou uma senha de acesso aos atos e fatos... O moto contínuo é isso? Também os alquimistas só se preocuparam com isso. Foram os primeiros freudianos. Transmutar o chumbo bruto em ouro nada mais é do que acionar o eixo do mundo, o omphalus (umbigo) que vai se atritando no fulcro do receptáculo. Aí o lume se acende, entra em combustão e se consome ou é consumido e consumado.. Até para mim, que elaborei tudo isto, é difícil. Transformar idéias em palavras... CDA disse que as palavras são ariscas, fogem e zombam de nós...

Os hindus falam em lingam e ione. A Arte de atiçar o Fogo está no Kamasutra, que é um manual de Alquimia. O fogo explica tudo. Mas não pode ser explicado pelo cientistas. Mas Freud explicou, em O Falo e o Fogo, como o homem teve de refrear um impulso inicial (o de apagar e extinguir o fogo com sua mangueira própria) para poder preservar a chama e levá-la para casa, colocando-a a arder na lareira, a mulher a tomar conta das labaredas, a cuidar da sua manutenção, a impedir sua extinção. As mulheres se comprometeram a ficar vigilantes e cio-sas. O fogo não é uma experiência de laboratório, pode ser recriado a posteriori, mas existe a priori na natureza, que cria, recria e extingue, confirmando-se aqui o axioma de Lavoisier. Vejam Prometeu, o semideus castigado por Zeus e preso à rocha por Vulcano. É claro que não vou contar aqui a tragédia de Ésquilo. Os audazes e desobedientes podem ser torturados. O fogo não é um objeto científico. É evidente e imediato. Está no âmbito da Metafísica, é aquilo que os alquimistas queriam encontrar. A Pedra Filosofal continua escondida e inacessível...Assim como o Bálsamo e o Elixir.

A mulher é a sacerdotisa-guardiã da Chama. Não pode deixar o fogo se apagar. Cavernas escuras e úmidas, lareiras frias cheias de miasmas podem ser iluminadas e aquecidas. Mulher frígida é aquela que não sabe escolher os gravetos e a palha seca, não tem habilidade para revolver as achas e assoprar a cinza de sobre as brasas que, se encostadas umas às outras, resultam num fogaréu. Por isso se diz que fogo de palha é só um coquetismo, um fogo-fátuo, uma ilusão. A propagação do fogo é uma progressão geomética. Agora mesmo, os neo-psicólogos defensores da psicologia evolutiva afirmam que

Sexo é Tudo. Por que então a pretensão de desbancar Freud, um desbravador pioneiro?

Já no Éden, o Senhor amaldiçoou Adão & Eva. Como pode um enaltecimento descambar de imediato para a execração? Será que o sexo (a sua prática) concentra em si a maldição e a remissão? O crescei e multiplicai-vos foi a armadilha armada da qual nenhum mortal escapa. No DNA mitocondrial em estudo, os cientistas aventam a hipótese de uma hecatombe que dizimou mais da metade da polulação pelas cinzas de um vulcão. Só uma pequena amostra sobreviveu e continuou a se multiplicar. Todos com DNA (quase) idêntico carregando na cabeça, como Atlas, o peso do Mundo. VV, 27/abril/2008

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 30/04/2008
Código do texto: T968370