Augúrios & Presságios - Berenice Heringer

"Todos os acertos juntos não bastam para desmentir um só e mínimo erro."

"Não há nada que estimule mais a ambição que o clarim da glória alheia."

(Baltasar Grácian - 1601-1658 - in A Arte da Prudência)

Augúrio é prognóstico, auspício. Áugure era um sacerdote romano que predizia o futuro pelo canto e pelo vôo das aves. Agouro é predição do futuro, é uma mau presságio. Inaugurar: como temos neste vocábulo o prefixo latino in, que indica uma negação, a inauguração é uma estréia e mostra aberta ao público. É também um esconjuro: o augúrio é exorcisado pela magia do in. O presságio é um fato ou sinal que prenuncia o futuro. Na pressa existe um ágio.

Ícaro, filho do habilidoso Dédalo, era um adolescente aventureiro e impávido. Seu pai coloca -lhe as asas e ele, imprudente, voa muito perto do sol e elas se derretem...

O padre parananse, messieur Adelir deveria, antes, ter aderido à prudência, à cautela. Os balões lhe subiram à cabeça. Quem quer aparecer, pode desaparecer. Os mil balões que o elevaram e levaram àqueles páramos representam a falta de juízo e a imprevisibilidade, que não têm nada a ver com idade, sexo, nível de escolaridade ou profissão. O que caracteriza os exibicionistas é a compulsão de se mostrar.

Entretanto: "os sábios não se mostram admirados e nem armam armadilhas para si próprios."

No céu tudo é alegria. No inferno tudo é pesar.

É prudente impedir que a cabeça fique nas nuvens. Os poetas simbolistas gozavam de licença poética para flanar e pairar acima dos cirros, cúmulos e nimbos e perlaborar suas preciosidades. Subir para bater recorde do Guinesss é narcisismo e pensamento mágico.

"Metade do mundo ri da outra metade, e ambas são tolas. Tolo não é aquele que comete uma tolice, mas o que não sabe disfarçá-la." O sr. Adelir se expôs ao mundo, inutilmente.

Não posso relatar a imprudência do padre-voador sem me alicerçar em A Arte da Prudência, obra-prima do também padre, jesuíta espanhol, contundente e definitivo como Maquiavel. Entretanto, mais sutil e delicado, arrebatador. Tornou-se uma unanimidade entre filósofos, pensadores e escritores em todo o mundo. Isto há mais de trezentos anos...Atualíssimo!

"A Europa nunca produziu nada mais refinado em questões de sutileza moral." FWNietzsche.

"Tolos são todos os que parecem tolos, e metade daqueles que não parecem."

As peripécias sem propósito são como bailados sem coreografia. Sem coordenação, sem começo nem fim, sem beleza. Meu propósito inicial ao abordar Augúrios & Presságios era pontuar a cabeça-de-vento do padre e sua imperícia e auto-periculosidade. Mas amo tanto a obra de B.Gracián que me empolguei na filosofia e me esqueci da psicanálise e do caráter imprudente dos exibicionistas. São sempre despropositados.

Domenico De Masi, sociólogo italiano contemporâneo, autor de O Ócio Criativo, cuja entrevista no Conexão Roberto D'Avila me encantou, é uma autoridade em Baltasar Grácian e o apresentador de A Arte da Prudência. Há outra preciosidade do mesmo autor: A Arte da Sabedoria. Então, fechando com chave de ouro, como nos bons sonetos parnasianos:

"O ouvido é a 2ª porta da Verdade e a principal da mentira."

Vila Velha,23/abri/2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 29/04/2008
Código do texto: T966816