Sempre é necessário escrever com correção!

Hoje, encontrei duas pérolas do Português no Recanto: Houvia do verbo ouvir - o certo é ouvia, bem sabemos - e mereSSendo do verbo merecer (esta vindo de um escritor classificado como: Profissional, aqui no Recanto das Letras) - o certo é merecendo, bem sabemos -. Talvez seja a pressa em publicar textos que leve um escritor a cometer estes erros.

Não quero aqui polemizar e dizer que não cometo erros também, sou falível como todos os mortais e os cometo sim! Apenas acredito, amigos e amigas recantistas, que podemos cuidar da escrita; na ortografia é simples não cometer a quase totalidade destes erros: utilizemos um editor de textos na hora da confecção de nossos escritos. O editor de texto avisa praticamente todos os erros de ortografia que estamos cometendo e em certos casos mostra-nos até erros de concordância, de regência, etc.

Não é necessário ser um Gramático Normativo, um profundo conhecedor de todas as definições das Gramáticas Normativas de nosso idioma, porém é necessário, ao menos, o cuidado de escrever sem erros como os dois que citei no primeiro parágrafo. Valorizamos bastante nosso texto, se ele for bem-escrito, não acreditam nesta afirmação?

Claro que a escrita perfeita não será tudo, porém, no bom domínio da sintaxe e da semântica e ortografia estaremos caminhando lado a lado com a possibilidade de construção de um texto melhor.

Certamente que o meu intuito, com este texto não é o de separar: profissionalismo e amadorismo em campos opostos, na escrita, dizendo: o amador pode cometer erros, o profissional não! Apenas o de dizer que é saudável e desejável para qualquer escritor escrever com correção. Afinal, toda pessoa que escreve deseja ser lida e neste desejar ela torna-se cúmplice do leitor e sua responsabilidade para com ele torna-se permanente, porque o escritor também é um professor da Língua que ele pratica diariamente.

Enfim, tenhamos uma certeza, mesmo que nossos textos sejam simples na feição e sejam amadores eles merecem o melhor de nós para se tornarem o máximo bonito, dentro das nossas possibilidades. Acredito que todos querem tornar seu texto o máximo possível: bem-escrito, belo e agradável ao seu leitor.

Tenhamos uma ótima semana, beijos e abraços pessoal amigo, fiquemos com Deus, Alexandre!

Alexandre Tambelli
Enviado por Alexandre Tambelli em 27/04/2008
Reeditado em 28/04/2008
Código do texto: T964976
Classificação de conteúdo: seguro