Sonhar é preciso,mas...

SONHAR É PRECISO, mas...

Enquanto há sonhos há vida. É possível não sonhar? Quem não sonha não tem desejos, projetos, ideais, não vai a lugar nenhum porque não sabe aonde quer chegar. É seta sem direção. Não tem rumo, vive perdido em si mesmo, “tanto faz,”não se incomodam, se acomodam. Pressa pra quê? Não há porque lutar e em prol do que agir, pois não há expectativa, o futuro é um caminho nebuloso, sem nitidez, a fogueira do desejo não foi acesa, não sonhou.

Dos que sonham, há aqueles que fazem planos, projetam, desejam, porém, imaginam demais. Seus desejos passam todo o tempo no campo da imaginação e não partem para o campo físico. Só pensam no que querem ter, mas não têm força suficiente para atuar no presente. É como fogueira acesa, mas que sem lenha acaba se apagando. É seta direcionada ao alvo, mas sem mãos para entesar o arco. E assim, vão se frustrando por não verem seus ideais concretizados, e alguns terminam se deprimindo confirmando um sábio provérbio bíblico:”A expectativa adiada adoece o coração...”(Provérbios 13:12) Acabam sofrendo ao verem seus sonhos desfazerem-se como frágeis e inconstantes castelos de areia. Faltaram ações estratégicas e determinação. As sementes dos desejos foram plantadas, mas a carência de ações(rega e cuidados), fizeram-nas morrer. Findou-se o sonho.

Mas existem aqueles que sabem sonhar.

Estes sabem que sonhar envolve certa dose de disciplina, ou então os desejos podem correr soltos, desgarrados incontroláveis. Não idealizam o inalcançável, buscam somente sonhos possíveis. O equilíbrio vem de harmonizar o desejo com ação. Planejam, idealizam, sonham... Mas vão além disso, incorporam o objeto de desejo, dão forma, concretizam, dão vida, fazem surgir. O sonho precisa estar presente em todos os espaços da suas vida, nas conversas, na motivação para o trabalho árduo, nas abnegações que fazem em prol da sua realização, caminham com ele o tempo que for necessário, mesmo que demore anos; 5, 10, 13... Cada ano é um tijolo em sua construção, é um ramo a mais na frágil mudinha, uma lenha a mais na tímida fogueira. Isso é preciso, pois o tempo solidifica o desejo.

De repente, eis que ele surge, o antes só imaginado toma forma, tão conhecido nosso, mas agora de vida plena, inteiro, tão completo! E como é bom vê-lo, felicidade indescritível, confirmando o restante do provérbio Bíblico já citado anteriormente: “...A coisa desejada quando vem é árvore da vida”(provérbios13:12) Tudo valeu a pena! De uma pequena semente do desejo, a árvore se fez robusta, frondosa, folhas acolhedoras, sombra refrescante, flores graciosas, apetitosos frutos. É vida produzindo vida, doando outras sementes de futuros sonhos que certamente virão. Uma árvore, um sonho. Muitos sonhos, um bosque. Enquanto há vida existe sonhos, enquanto há sonhos se faz vida. Ainda há muitas sementes de sonhos que estão a nossa espera para acontecer. Acredite, corra atrás dos seus também!

Gabriela leite Gomes, Professora de Literatura e redação

(Escola Coriolano Carvalho e Colégio Mª José deLima

Silveira).Feira-Ba. 04/04/2008