BARES DA MODA

Não tenho circulado muito nas rotas da moda. Mas, num final de semana, fui a um bar bastante freqüentado em Curitiba. À primeira vista chamou-me a atenção o número de mulheres em bando. Para cada mesa de quatro ou mais homens, quatro de cinco ou mais mulheres.

Bem, vamos ao bar para observarmos as pessoas ou, talvez, para buscarmos algo diferente para petiscar e, óbvio, para bater papo.

Vou para todas estas finalidades. Mas adoro observar as pessoas.

O que vestem, o que pedem para comer e o que conversam. Sim, porque num descuido estou ouvindo o papo da mesa ao lado.

Assim alimento o papo na minha mesa, pois assuntos muito sérios à mesa de bar não me apetecem.

Comentei isto com meu amigo, quando ele ameaçou falar em política. Argumentou que, se eu não estava para assuntos sérios, nada mais conveniente que falar de política no Brasil.

Gostei da tirada, mas, por via das dúvidas, enveredei o assunto para as roupas das moças e para o sedutor prato de carne na grelha, daqueles que vêm com grelha e tudo, que recém chegara à mesa ao lado, ocupada por um casal que, para meu desespero, parecia estar em um clima chato e não trocava uma sílaba sequer.

Acho que nem discutiram um pouco, ao menos, sobre o que escolheriam do cardápio. Mas a escolha pareceu-me ótima.

À época o tema político era o mensalão, ao qual meu amigo fez alusão várias vezes.

- Ta certo, gostei da piada da política mas, assim mesmo, esta história do mensalão é enfadonha.

Ele gostou do adjetivo.

Consultamos o cardápio e decidimos por isca de peixe, mas ficamos em dúvida entre cerveja ou um vinho branco gelado. Acabamos optando por uma caipirinha de entrada, depois cerveja.

- Parece que estou num shopping olhando vitrines, tão modinha as mulheres se vestem. A maioria com batinhas cor- de- rosa-pálido. E, ainda, com os sapatos de bico redondo que, me desculpem, dá uma cara de retardada, comentei.

Meu amigo achou muito estranho que algo que se usa no pé “dá uma cara de retardado” a quem o usa.

e ameaçou:

- O último livro de fulano... Nossa, mas aquela ficou legal de bico redondo, e aponta para uma mulher muito bonita que adentra o bar.

Dei-lhe um beliscão como resposta, e concordei em falarmos de política.

O olhar do casal da mesa ao lado, passeia perdido pelo ambiente e raramente se cruza. O que será que o trouxera ao bar?

Rocio Novaes
Enviado por Rocio Novaes em 27/04/2008
Reeditado em 27/07/2008
Código do texto: T963773