pra inicio de conversa... A nossa Língua Portuguesa
A princípio....
A comunicação se faz presente e necessária em todos os aspectos de nossas vidas .A falta de comunicação, ou interpretação mal feita, já desencadearam grandes guerras e conflitos, ou quando nada, serviram de desculpa para que o fato ocorresse, assim também como grandes encontros ou desencontros. Já derrotaram vidas, sucumbiram sonhos, acabaram com anseios
Sim pois sem o conhecimento de nossa língua, sem o entendimento de seus distintos significados em cada região, poderemos formar idéias e conceitos que não correspondam à realidade.
O preconceito cultural, anda paralelo as nossas diversidades lingüísticas.Quando deparamos com alguém que trata as palavras de forma diferente da nossa, da que estamos habituados, tendemos a taxar de ignorante , de desconhecedor das normas cultas!
Na verdade pouco ou nunca paramos para pensar nos diferentes significados das palavras , nos diferentes estado de nosso maravilhoso país.
Sim, maravilhoso, nós e que complicamos as relações.O famoso sotaque regional, dificilmente é respeitado por nós! Quase sempre e visto com inferioridade, quando fora de seu contexto.
Entretanto, o mais estranho a meu ver , é a capacidade, a passividade com que aceitamos, usamos e adotamos legalmente, até , certas expressões de outros países tidos como superiores a nossa cultura, e que acabam se sobrepondo a mesma.
Deixamos de comer cachorro quente, para comer hot dog, não compramos ervilha , mas sim petit pois!
Até a pensão de dona Sebastiana, virou Sebastian`s Self service ! Porém e Graças a Deus, ainda comemos lá o arroz com feijão e ovo frito.
As pessoas querem e estar na moda e infelizmente o modismo está tentando acabar com a nossa Lingua Portuguesa.
Particularmente, na minha modestíssima opinião, abraço e admiro o as nossas diversidades regionais, repletas de cultura e significados, que poderiam ser mais empregados, inclusive nos dicionários e livros didáticos. Mas, se a globalização, mal interpretada nos leva a esse caminho, da aniquilação lingüística....
Vamos clamar pela ajuda de Good! Deus, Oxalá e tantos outros! E pelo bom senso brasileiro. Espero que não tenha sido substituído pela pontualidade Britânica!
Taxando a todos nós como não pontuais!
Desculpem o desabafo,mas meu sangue ainda é vermelho e não azul!
Leandra Telles