Alcatraz
Outro dia estava eu a retornar de mais uma jornada de trabalho, no rádio do carro tocava uma música do grupo O Rappa, não estava prestando muito atenção na letra, somente ouvia a melodia tentando relaxar, mas por um momento, um pequeno trecho despertou minha atenção, dizia assim, "As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se não é você que ta nessa prisão."
A frase ficou na minha cabeça, continuei o percurso até em casa pensativo no assunto. No caminho observei os prédios e residências, notei o enorme investimento com grades, portões automáticos, alarmes e outros diversos equipamentos de segurança. Não poderia precisar quanto custa para instalar um portão ou uma porta de aço , porém sei que é muito caro. Tentei imaginar a quantia gasta nesse emaranhado de ferro e confesso que não fui capaz de calcular, apenas obtive a certeza que este consumo é realizado não porque apreciamos o design das grades, ou de como elas ficam belas alí, na frente das nossas casas, mas sim por segurança, medo de que algum senhor ou senhora possa entrar em nossa moradia sem terem permissão. Vamos raciocinar juntos, o portão da sua casa por exemplo, qual é a utilidade dele, e se ao invés dessa proteção, existisse uma bela entrada toda gramada e decorada com flores, não seria muito mais vistoso. As exceções são daqueles que possuem cães ferozes, mas é a minoria, tenho certeza que o restante apenas são levados pela regra de manter seguros o patrimônio e alí quem vive.
Eu ficaria muito mais tempo aqui, exemplificando a quantidade de produtos e serviços que necessitamos por um fato crave, os homens não se respeitam.
É muito difícil informar quando começou esta falta de reverência com o próximo, contudo é bem mais complexo saber se um dia terá fim.
O temor toma conta de todos e cresce cada vez mais a indústria de segurança.
Muito bem, o toque de recolher já foi acionado, deixa eu entrar pra minha cela, que um dia já foi conhecida como lar doce lar.