O prazer e a verdade

"O conhecimento do bem e do mal não muda a paixão de ninguém" (Spinosa)

O que move o homem a realização dos seus desejos? A verdade ou a paixão? Para os religiosos o prazer é mais importante que a verdade, pouco importa para eles se anjos e demônios de fato existem, não buscam tais respostas empiricamente, basta pois, que os anjos o ajudem e que os demônios se afastem ... quanta ilusão, mas dá prazer. Prazer é aquilo que não importa nem o porquê, basta que ao final um sorriso seja inevitável. Eis o prazer da criança ao brincar, o prazer do amado ao amar, do religioso em crer. Como se expressou o Paul Goodman, famoso sociólogo Norte Americano, "O prazer (paixão) não é uma meta, ele é um sentimento que acompanha importantes atividades em progresso", o homem é impulsionado à frente pelos seus prazeres, porque na paixão não existe limites. E é bom sentir paixão? Claro que é. Sem paixão a vida seria tão sem graça, parafraseando Karl Marx, “A paixão é ópio para o povo”, mas é como eu disse acima, não importa se é droga, importa que me faça bem. E isso é tão verdade que alguém uma mulher uma vez me disse que “todas as coisas que ela realmente gosta de fazer são ou imorais, ou ilegais ou engordam.", interessante uma mulher falar isso não é? Logo as mulheres que fazem de tudo pelo corpo, mas que vale mais para uma mulher do que o prazer?

Por outro lado temos a verdade, como diz Nietzsche “A busca pela verdade ainda há de nos arrastar para muitas aventuras”, verdades não dão prazer, verdades cansa, verdade não vem acompanhada de sonhos, verdades não alimentam espíritos machucados... mas verdade é boa, é útil. Quando alguém diz que a verdade dói mais deve ser dita, esquece que inventaram remédio para toda dor e o remédio para dor da verdade é a paixão. Paixão é a ausência da verdade. E se a verdade é relativa, pouco me importa ela, quero mesmo é me apaixonar.

Muitos dizem que a paixão é perigosa, porque é cega. Ora, a verdade já matou em um século o que a paixão não matou em toda existência humana. Paixão é prazer, é gozo. E a verdade? Não passa da atitude do homem se achar a coroa da criação. Na paixão zelamos o outro, verdade matamos o próximo.

Mas verdade é verdade. Tem que ser dita. Mas nada adianta, pois nada muda a paixão de ninguém, porque verdade dá fome, prazer alimenta.

Quer saber de uma coisa? No final de tudo a verdade mora prazer... então meu conselho para você é, não pergunte porque ou para quê, mas apenas aproveitar seu sorvete enquanto ele está no seu prato."

Wagner Martins
Enviado por Wagner Martins em 25/04/2008
Código do texto: T961283