PROFESSORA

A Professora do cursinho pré-vestibular era um tipo delicada e frágil. Ela me lembrava uma das minhas Professoras do ensino primário e sua imagem me fez viajar na memória:

"De repente lá estava eu com mais ou menos 10 anos de idade indo em direção ao Grupo Escolar Ceará, seguido pelo "Totó"(meu cachorro),que me acompanhava com uma responsabilidade de gente grande. Quando chegávamos na porta do colégio eu tinha que enxota-lo pra casa senão o coitado ficava horas me esperando.

Estudar para mim era um castigo. Eu só queria brincar. Pra que eu decorasse a tabuada a minha mãe certa vez me colocou um dia de castigo. Ah que inveja que eu tinha das galinhas e dos cachorros que não precisavam estudar!

Durante a aula eu ficava desligado, desenhando a figura de um microfone. Eu sonhava em ser cantor de rádio. Também adorava as novelas . O rádio, talvez mais que a leitura, nos excitava a imaginação. Inspirado nos diálogos das novelas eu escrevia os bilhetes para a minha namorada que eram passados pelas colegas por baixo das classes(carteiras) durante o período das aulas. Lembro também que havia um colega chamado Odone. Ele era rico pois sempre aparecia na aula com uns brinquedos novos e muito caros.

Quando ele me mostrava eu pedia que ele desse os brinquedos pra mim. Mas, como ele se negava, e eu sabia que ele era um baita de um cagão, eu ameaçava bater nele na saída e ele por medo cedia . Quando eu chegava em casa minha mãe me perguntava aonde eu tinha arranjado os brinquedos, eu dizia que havia ganhado. Ela que não era boba me obrigava a devolve-los. Hoje eu penso que se não fosse a sua severidade eu não seria um cidadão de bem.

Na hora do recreio eu adorava assistir as aulas de volei só pra ver as gurias de short. Certa ocasião, estava tão distraído que perdi o próximo período de aula.

Voltando à sala de aula de repente ouço uma voz:

"O MENINO MACHUCOU-SE!"

Era a voz da Professora que me trazia ao presente

através do estudo do Pronome Reflexivo.

Gilberto Stone
Enviado por Gilberto Stone em 24/04/2008
Reeditado em 25/10/2019
Código do texto: T960444
Classificação de conteúdo: seguro