Crônica 8000

Não faça crônica sobre a primeira vez que viu o mar porque existe outra crônica melhor e imbatível. Se fosse cronista contaria a história do menino no brechó. O espanto diante dos móveis arcanos além de espelhos elípticos. Portas que devolvem cenários de antes aos olhos recém-chegados do momento. Objetos do tempo antigo avisando a memória dos fatos espaçados.

Concordarei de ouvido o quanto vale a saudade da meninice. O tempo de criança é a clara suspensão da loucura no galho da laranjeira. As laranjas sumariamente bebidas uma a uma partindo do galho médio. Galho exato para alcance das outras. Laranjeira de quintal. Do contrário o direito nasce quando o menino rouba a fruta e recebe aviso.

Positivista inato. O cronista é melhor positivista por acreditar bem mais no positivismo do que na sorte. Crê no tempo da varanda e das frutas com a mesma integridade física de quem constrói o conteúdo.

Decerto todo mundo tem vontade de ser comentarista um dia. Vontade de escrever histórias de Saci atacando gado e espavorindo o viajante. Vontade de não ouvir soar ao longe: E agora José? José partiu. Deixou de seu os filhos. E agora? Agora é lágrima e suor que bagoa no animal triste. Cronista com lance literário extraindo assunto de tudo, recolhendo enfoque admirável do subterrâneo conteúdo da trama. Ruas feitas de gente. Caminhando com as mãos nas costas. Carregando fardos representados pelo guarda-chuva diante do arco-íris em paz. Acrescenta a efeméride um novo dia. O Dia do Arco-Íris. Inventa a moça que dá previsão para arco-íris de amanhã. Fenômeno celeste para tarde de sol e chuva, casamento de viúva, acrescentando: não percam o espetáculo natural dos lápis coloridos no canal do céu na tarde de pipoca e pastel.

O cronista produz a excelente crônica para o Leitor entrar em férias instantâneas na crônica oito mil. Mesmo quando o assunto quebra em torno de problema. Carro acelerado que bateu ou ainda o gelo das noites frias com a mendicidade esperando agasalho. Cabe tudo no pequeno texto. Quase uma lauda. Lauda e meia. Duas.