Polias & Roldanas

Meu sogro já dizia, mineiramente: o buraco não tem fundo. Eu arremato: se duvidar, perde a cabeça. Mas os homens são bobos demais. Só começam a amadurecer, se for o caso, por volta dos 23 aninhos. Um lapso de dez anos entre a maturidade sexual e a mental. Segundo o zoólogo Desmond Morris, autor de O Macaco Nu, verifica-se no primata homo a neotenia, período prolongado da infância, mesmo após a puberdade, com os hormônios a mil. A partir dos treze anos, já está o garotinho apto a distribuir sementes como um apanhador no campo de centeio. Pique de trepar e de esconder, passar anel no dedo, capadinho à meia...

E o jogo de botões. Agora esses galalaus querem colecionar as boas da caiser (qual zé? qualquer mané) das tampinhas. É mais patético do que O Jogo da Amarelinha do Júlio Cortázar, porque há uma inflação de branquinhas e pretinhas.

Mas o cara que inventou a roda fê-la girar. Teria sido ele um felá, o plantador/escravo egípcio? Se era ou não, aquele que fabrica a coisa descobre a sua utilidade. Ultrapassar o ponto da inércia. Ou será que foi rodando um quadrado até se desgastarem as arestas?

Depois que fez a roda rodar, extrapolou-se o sentido e descobriu-se a felá-ação. Até bill clinton se beneficiou mais tarde. Dizem que a foto de marylin monroe servindo ao pres. JFK foi arrematada por milhões de US$. Ou cobiçada por um número ainda maior?

Sempre fui fanática por dicionários. O Etimológico, então, é uma preciosidade. Procurei lá uma palavra que aparece com todas as letras em alguns artigos do código civil. E nos manuais sexuais, nalguns parágrados sobre perversões. Não consta. A mais parecida é cunicultor, criador de coelhos. Depois da popularização da laparoscopia, uma prática simples e não invasiva de exame ou cirurgia, só me restou lembrar do cara e da roda do carro, indo ambos, após algumas peripécias, parar no pronto atendimento médico.

É o mineiro - minerador que descobre a mina. E o caçador persegue a onça e tenta cutucá-la, mesmo com vara curta ou espingarda que masca o chumbo. Os cara-jás vão atrás das gemas e veios e depois acham que "pepita de guadalajara não tem vergonha na cara"...

Assim como a roda, a prostituição foi inventada pelos homens. À mulher já basta o ônus da maternidade. O sogro de Tamar, no VT, ordenou que os outros filhos se deitassem com ela após ter enviuvado. Incesto & promiscuidade. Onã rebelou-se e deixou suas sementes rolarem por terra e não no recipiente adequado, no caso o tamarino. Aí, instalou-se e constitui-se o onanismo, o desperdiçamento do líquido seminal. Ser Onan é ser perdulário.

A mina não vai ao mineiro, nem a montanha ao alpinista. Dizem que a prostituição é o negócio mais antigo do mundo. E também o mais rendoso. Assim como a jogatina, o contrabando, o álcool, os filmes pornôs, as lojas de strip-tease. Nessas variações todas, só o álcool teve o seu período de lei-seca, mas era fabricado e consumido clandestina e copiosamente. Agora as roldanas giram rápido. Os caça-níqueis escancarm-se em vielas e mansões. arrebanhando vivaldinos, compulsivos e obsessivos em rituais repetitivos e tilintantes que engordam os cofres dos contraventores.

"Um bafo quente me abrasa, um calafrio me gela."

(Gaston Bachelard, in Psicanálise do Fogo-1938).

O prazer nunca pode ser contínuo, mesmo sendo gratuito. Ninguém escapa às leis da Dialética, que são as mesmas do TAO. A hipótese, a tese, a contradição, o reinício. O yin e o yang se intercalam numa espiral heliocêntrica contínua, ininterruptamente.

Vila Velha, 20 de abril de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 21/04/2008
Código do texto: T955204