Um imprevisto de viagem

Apesar de o sol se encontrar na varanda é possível que o gato se comporte de modo brusco. O sol entra agora na cozinha. Com a imaginação fortalecida esta é uma fase em que tudo lhe sorrirá. O sol sob o seu trabalho rotineiro de telhas é excelente para escalações e miados indecentes.

De forma inesperada receberá a notícia de uma grande viagem e quem cuidará do bichano? Será importante conceder a tudo um espírito suave e tranqüilo ao mesmo tempo. Na condição de felino parece pouco impressionado pelas dificuldades que atravessa na mesmice. Pula para o colo com elegância societária. O sofá é dele e meu.

Num desvario lhe mataria. (Quando toco violão rasqueado é ele quem se propõe ao suicídio). Mãos à obra. Corro atrás dele, todavia a sua natureza hábil é distinta no espaço e no tempo. Some pela janela e desce o heliotrópio com garras de tigre. Depois retorna para espiar o homem de pijama e zombar dos pares de meia que usa sobrepostos no inverno. Sua esfinge na silhueta se alonga até o vaso Chin de um e noventa e nove. Decido não me apegar nem me levar por emoções mesquinhas. Há apenas uma viagem e um gato a mercê dos fatos. O vizinho indaga o nome do bichano num assunto de escada e lixo.

- Ptolomeu.

- O quê?

- Ptolomeu Soter.

- Ah! Soteropolitano.

- Macedônio.

- Sei. Vou para Azenha. Tenho um gato também, mas ele é modesto. O nome dele é Pinga. Pinga nos íis e corta os tts. Foi dizendo: sabe (sabe longo) fui convidado para palestrar num simpósio e ele subiu no táxi comigo. Quando dei por mim ele estava em cima do discurso na metade do assunto.

- Familiar. Era uma palestra sobre ração para felinos.

- Como você acertou?

Boquiaberto acentuou por mais meia hora os dotes de inteligência do seu animal de estimação e acabou recusando Ptolomeu por uns dias em sua casa. Sequer envolveria muita responsabilidade. Depois o carteiro chegou com a última da empresa. A reunião estava cancelada.

Voltei ao jornal e ouvi um miado. Esse miado conferiu um bom aspecto de sol mesmo com o futuro próximo da invernia.