Radical é a mãe!

Radical. Adj. Que é inerente a uma coisa, que é inseparável dela. Que tem plena eficácia. Definitivo, total. Intransigente quanto ao modo de ver um assunto. Afastado do que é usual ou tradicional. Brusco, violento, difícil. Que exige destreza, perícia e/ou coragem. Que é favorável a reformas absolutas no quadro da sociedade atual.

Desde que engravidei já fui chamada de radical tantas vezes que até me acostumei. Quer parto normal? Em casa? Sem anestesia? Que radical! Não vai dar chupeta? Amamentação exclusiva? Sem chazinho? Que radical! Vai carregar o bebê nesse saco? Amamentar no meio da rua? Dormir com o bebê? Que radical! Dar o peito até mais de dois anos? Não dá nem um tapinha na mãozinha pra ele aprender? Que radical!

No começo fechava a cara, emburrava, discutia. Ainda não me sentia muito segura nas minhas opiniões e escolhas. Com o tempo, passei a ignorar. Hoje em dia dou risada! Sabe por que? É que lendo e relendo várias vezes todas as definições de “radical” no dicionário, descobri que concordo totalmente com o que acham de mim!

Se ser radical é se afastar do que é usual, se exige coragem e destreza, se é ser favorável a mudanças no que é a sociedade atual, se é ser intransigente e ao mesmo tempo algo inerente e eficaz, apesar de difícil. Prazer! Sou radical do fio de cabelo até o dedão do pé. E muitíssimo obrigada pelo super elogio! E sejam extremamente bem vindos a esse blog que já nasceu radical. Um abraço!

"...Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então..."

(Clarice Lispector)