Impunidade & Imputabilidade Berenice Heringer

"Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que a gente continue a se lembrar disso." Confúcio (551-479 a.C)

O que Jack , o Estripador, não fez, Jorge Farah. Os especialistas se esmeram e batem o recorde das mais badaladas atrocidades. Fico imaginando a maestria de um esquartejamento numa sala cirúrgica onde o Silêncio dos Inocentes não perturba a sessão macabra nem a habilidade de um exímio perito. Não há limite de idade, nem antes nem depois...

Sigmund Freud, o pioneiro denunciador das neuras, nóias, perversões, psicopatias e transgressões humanas, afirmou que aquilo que vai aparecer mais tarde, antes já existia em latência.. Há em Psicanálise uma tese sustentando que o Ser se faz por si mesmo, o que chamamos de solipcismo. Em Filosofia, o termo refere-se a uma doutrina que considera o EU como única realidade no mundo. Cada um é responsável por si mesmo.

Os antigos diziam que a idade da razão inicia-se aos sete anos. Em SF situamos o período de latência dos cinco até à puberdade. Nesse intervalo há uma pausa às indagações cruciais que os pequenos se fazem, de onde vim? como fui feito? que além de perturbadoras são sexuais. O desejo, a curiosidade em relação aos pais e à sexualidade determinam a escolha entre o oral, o anal ou o genital. Propiciam a resolução do édipo e a tomada de posição tendo a inveja, o ciúme, a ilusão de onipotência e o pensamento mágico e muitas outras sensações e conflitos emoldurando o jeito de ser e do-vir-a-ser do Ser. Saindo desse quartinho bagunçado e cheio de badulaques, a criança canaliza sua atenção para tentar entender o mundo. Sua curiosidade sexual passa a ser intelectual. Mas seu script existencial já está elaborado num rascunho. Entretanto, a vida não pode ser passada a limpo.

Os rabiscos e desenhos são um programa a que só o autor tem a senha de acesso. Os pais podem dar ordens, impor regras, mostrar exemplos. Educar-se é um processo intra. Às vezes pode ser enter, mas nunca extra. A educação e a disciplina são roupagens que se nos vestem ou podem ser despidas. São úteis, suavizam a crueza e camuflam a nudez. Mas o caráter já está gravado. Caráter vem de charater= gravar. E pode ser até a ferro-e-fogo

Claro que a progenitora do Farah Jorge Farah não esculpiu nele um esquartejador. Pode ter sugerido que ele seria um hábil cirurgião. Ele foi por partes e chegou ao gran finale. Em latim se diz finis coronat opus = o fim coroa a obra. Agora, com sua bengalinha, seu cabelo ralo, na fragil-idade dos sessenta, ele se estatela no granito da entrada do forum. Ele, um esteta a serviço do Bem e do Belo, viu que o belo é inabordável. A Beleza está sempre velada. O desvelamento revela o abismo da morte. Se não a da vítima-objeto, a de si próprio-sujeito.

O véu que ocultava sua persona foi afastado e revelou -se às escân-caras.

No retrato de Dorian Gray troca-se a estampa ilusória pela realidade funesta, macabra, irretorquível. Na fatal-idade ocorre a impun- idade. Todos ficam impunes, mesmo que se autopunam ou sejm executados, porque os supliciados não se erguem dos altares sacrificiais, os mortos não ressuscitam, a justiça não traz reparação, ainda que isto seja alardeado aos quatro ventos, mesmo que traga a chancela do publique-se e cumpra-se do magistrado. O essencial está oculto à Beleza. O culto à Beleza tem a cara da Morte.

Vila Velha, 16 de abril de 2004.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 17/04/2008
Código do texto: T949573