Sobre estar só

Estava pensando sobre como começaria minha participação do Recanto das Letras e ate fiz um rascunho de como cheguei aqui, mas esse relato terá que ficar pra outro dia, porque meio que sem querer querendo encontrei uma inspiração: Solidão!

Incrível como ninguém quer ser sozinho, ninguém quer estar sozinho. Hoje resolvi trocar a faculdade depois do trabalho por uma volta no shopping. Na verdade precisava comprar um presente para meu afilhado (epopéia essa, que alias, merece outro texto) e como não gosto de shopping no fim de semana resolvi ir hoje mesmo quarta feira a noite, acreditando que seria tranqüilo, compraria o presente e ia embora, que mal poderia ter ? Nenhum se eu não tivesse tido a brilhante idéia de comer e então parei num desses restaurantes que você mesmo escolhe os ingredientes do seu prato, enfim...

E como se já não bastasse a minha culpa por estar comendo massa as oito da noite quando deveria comer salada de alface pra tentar me livrar dos 10 kilos a mais que as balanças insistem em mostrar que tenho, como se essa dor já não bastasse, tenho que engolir a triste realidade de estar sozinha. Ainda na fila tenho vontade de ir embora.

-Amor, escolhe seus ingredientes.

-Ah, amor, escolhe você.

-Ah, ta bom, você quer alho?

-Não, ah, amor, o que você escolher, pra mim ta bom.

Que nojo! Escolhe logo que eu to com fome, penso meio com raiva, meio com inveja. Aguardo calmamente a escolha dos dois pombinhos e enfim, chega minha vez, enquanto escolho meus ingredientes, ouço:

-Vocês têm vinho? Podem me servir duas tacas.

E outro casal abobalhado resolve atrapalhar aquele que o meu simples e tranqüilo jantar de quarta feira. Deu-me vontade de tomar vinho, mas só de raiva peco uma Bavária Premiun...

Ok, enfim só, mas quem disse que consigo comer em paz com aquela gente toda acompanhada. Praça de alimentação cheia e apenas eu e o pianista estávamos sozinhos. Que acontece, é feriado? Alguém avisa esse povo que dia de casal passear é no fim de semana. Senti-me um alienígena, os homens , quando abri minha latinha de cerveja, me olharam assustados ou curiosos e as mulheres com certa pena ou inveja (inveja não, inveja não,foi pena mesmo).

Não foi a primeira vez que me convidei pra jantar, mas foi a primeira que verdadeiramente me incomodou o fato de estar sozinha. Talvez seja os 30 chegando, porque TPM não é. Não sei, mas derrepente vi que tudo é feito para pelo menos dois.

Vejo uma mulher feia com um cara lindo, vejo uma mesa de amigos, mãe e filha, pai e filho. Vejo mais casais aos beijos. Todo mundo resolveu sair pra namorar hoje, justo hoje? Pergunto-me se essas pessoas são felizes, parecem que estão felizes sim, e então chego a conclusões dramáticas.

Ninguém quer estar sozinho, ninguém quer ser sozinho, porque por mais que você seja independente e no trabalho seja a mais solicitada, por mais que minta dizendo que está sozinha porque quer, porque não é o momento, que não quer se prender, ninguém é feliz assim, todo mundo quer se prender, todo mundo quer ter pra quem ligar ou ouvir o celular tocando, aliás, o celular é o símbolo máximo de que não queremos ficar sozinhos, NUNCA. E não existe isso de recolhimento, de se conhecer, de se amar, você só se conhece quando convive com outros, porque estar só não te ensina nada, só ensina a ficar mais só e a não saber conviver. Esse papo de sou feliz sozinha ao existe, o que existe é estar só ou estar acompanhada e estar acompanhada é muito melhor, e só quem sentiu o gosto amargo de não ter companhia pra assistir a estréia de um novo filme no cinema, sabe do que estou falando.

Porque no final do dia, todos querem encontrar seus pares e sair pra jantar ou preparar o jantar pra alguém e ninguém quer terminar o seu dia na praça de alimentação de um shopping com um prato de massa, uma Bavária, vontade de fumar e escrevendo uma crônica de como é estar só. E o pior, pensando em porque esta só numa noite fria de quarta.Se na verdade, tudo o que quer é estar junto, andar de mãos dadas, ficar abobalhada, dar beijos e mais beijos, rir a toa, ficar sem jeito, comprar roupa nova, retocar o batom e dizer Eu Te Amo!