SUCO DE MARACUJÁ

Conta-se que o papa Paulo V ajoelhou-se reverentemente diante da flor que "representava uma revelação divina": a flor do maracujá. Ela recordaria a paixão de Cristo...

O maracujá é um santo calmante. Relaxa, alimenta, refresca. Tome suco de maracujá. Os benefícios no seu cotidiano serão visto por seus parentes e amigos. Pessoas do mundo todo verão a diferença que o suco de maracujá fará em sua vida. Fora disso. Alimente-se bem. Ame muito. Beije muito. Faça sexo em abundancia. Eu disse em abundancia. A calma que o suco do maracujá te trará não atrapalhará em nada sua atuação com seu parceiro ou parceira. Pelo contrario. Cante. Quem canta seus males espantam. Cante uma musica que goste. Cante uma música que não suporta. Cante um jingle de creme dental. Da Coca- Cola. Mas tome mais suco de maracujá do que Coca Cola. Faça do suco de maracujá um vicio semanal. Não exagere nas coisas. Em nada que não seja benéfico. Exagere nos contatos pessoais. Conheça o maior número de pessoas possível. Ame-as. Doe-se para elas. Doe-se para o mundo. Ajude a uma velhinha atravessar a rua. Fale de amor para o seu amor. Se estiver apaixonado e for extremamente tímido(a) se esforce e conte a seu amado. A vida logo vai passar e você se arrependerá de não ter falado o ‘eu te amo, fica comigo’ que você tava tão afim de falar. Fale para essa pessoa agora mesmo. Não deixe para depois. A vida é traiçoeira. Logo um infarto pode fazer sucumbir nossos sonhos, um acidente pode nos privar de certas palavras que devíamos ter dito. Como um ‘eu te amo’. Fale eu te amo quando realmente sentir isso. Mas fale quando sentir. Não guarde isso consigo. Exponha-se. Colecione fatos azuis. Fatos azuis são aqueles fatos inesquecíveis que partilhamos com pessoas inesquecíveis em lugares inesquecíveis. Tire fotos. Tire fotos de tudo. De você na mata. De você na praia. De você na praça. De você na festa de 15 anos. De quinze anos de casado. Tome suco de maracujá. Tire fotos de tudo. Do gato. Do cachorro. Do neném. Faça festas. Faça festa por tudo. Faça festa por que comprou uma nova TV, faça festa porque recebeu um aumento de salário. Faça festa além das festas tradicionais. Acredite em Deus. Acredite por que ele exista sendo você ateu ou não. Acreditando ou não, ele sempre fará um milagre. Você é a prova disso. Esqueça suas magoas. Não guarde rancor no peito. Não vale a pena. Perdoe o seu algoz. Perdoe quem te feriu. Perdoe o seu amado(a), pois o tempo pode tirar ele(a) de você. Um furacão desavisado. Um terremoto. Leucemia. Topada na quina da calçada. Dor de dente. A vida é muito curta pra se guardar magoas. Guarde fatos azuis. Guarde na lembrança o frio na barriga que você sentia quando falava com o ser amado. Guarde na lembrança as manias dos seus queridos. O jeito maroto do seu pai. A doçura da mãe. As brigas de mentira entre os irmãos. Guarde presentes simples. Enfeites de geladeiras. Roupas de recém nascidos. Moedas antigas. Recordações azuis. Cartas e contos de outra época. Tome suco de maracujá e com as cascas da fruta faça farinha, a casca do maracujá transformada em farinha diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação. Passeie na praia com os pés descalços. Tome sorvete de grife. Use roupas leves. Mulheres usem batom. Homens usem gravatas e terno azul marinho pelo menos uma vez na vida. Faça da vida uma poesia escancarada. Faça reparos no seu caráter. Não minta. Não roube. Roube beijos da pessoa esperada. Minta quando seu amor estiver armada de histerias. Dance. Ainda que não saiba dançar. Dance no quarto. Na chuva. Vá ao circo. Ao parque. Ao bosque. Vá ao shopping cobiçar as vitrines. Vá jantar fora. Vá ao cinema. Viva simplesmente a vida simples. Trate bem as pessoas. Seja educado. Mas saiba gritar. Saiba protestar. Saiba beijar. Beije bem. Estique a puxe a vida. Ela é inesperada. Às vezes muito curta. Às vezes quando longa, inda se torna curta. Por isso viaje. Por isso vá aonde seu dinheiro der. Por isso leia livros de Drummond e de Veríssimo. Por isso corra feliz por que passou no vestibular. Faça uma festa por isso. Fale de suas vontades pra você mesmo. Espere sempre com paciência. Mas corra atrás. Não fique refém da espera. Xingue o mal humor. Mande ele pra caixa bozó. Viva a vida solta. Livre como um pássaro. Não vote em políticos que preguem muita ética. Esses são os piores. Vote nos menos eloquentes. Tome banho de mar a noite. Se ensaboe com o luar. Confie em você. No cachorro. Em Deus. Nas pessoas confie com precaução. Mas confie. A sociedade exige isso. Isso é para o bem comum. Seja confiável. Tenha uma religião na pratica. Adoce a vida com piadas. Durma oito horas por dia. Parece conselhos de padre, mas tudo isso é só pra lembrar do suco de maracujá. Tome suco de maracujá. O maracujá e um santo calmante. Relaxa, alimenta, refresca. No que resta, use seu bom senso.

Mas tome suco de maracujá.

Radyr Gonçalves

copyright 2007

RADYR GONÇALVES
Enviado por RADYR GONÇALVES em 15/04/2008
Reeditado em 07/07/2014
Código do texto: T946987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.