A Curvatura da vara

A Curvatura da Vara Berenice Heringer

"O homem morre exatamente como nasceu: sem cabelos, sem dentes e sem ilusões."

(Voltaire - François-Marie Arouet - 21/11/1694 - 30/03/1778)

Molho Vermelho (rico em licopeno).

Um pimentão vermelho médio, sem sementes, quatro tomates maduros, de preferência italiano, uma cebola média descascada, dois dentes de alho (se ainda estiver usando).

Moer no liquidificador, colocando aos poucos pela abertura da tampa. Leve ao fogo baixo em panela inox ou de vidro. Não precisa refogar. Deixe ferver e coloque os temperos: sal de ervas, azeite extra-virgem, curry, pimenta vermelha fresca dedo-de-moça. Vá mexendo até apurar bem. Pode usar ou guardar até três dias na geladeira. Para mais tempo, congele. Este molho é caliente e vermelho, mas não deve nada ao pt, pcb ou pêcêdobê.

Quando relembro os heróis da história, (que sempre deve ser revisitada para refrescar a memória e rever os atoleiros) penso naqueles que se mataram ou foram mortos pelo próprio idealismo, e fico estarrecida. Começando por aquele 1º santo-mártir- católico queimado vivo, trespassado por uma espada, e mais uma lista interminável: Giordano Bruno, Joana D'Arc, Cristo, Tiradentes, Martin Luther King...Lênin elaborou a Teoria da Curvatura da Vara, até hoje considerada válida em didática e pedagogia. É mais ou menos assim: se a vara está torta para um lado é inútil forçá-la até ficar reta. Tem-se que curvá-la para o lado oposto e deixar que volte ao equilíbrio. Tente provar na prática, usando uma varinha de marmelo...Isto desbanca a baboseira que se prega por aí enaltecendo a igualdade, a tal de normopatia. Os normopatas são maria-vai-com-as-outras. Ainda vou falar sobre a Norma, personagem de Carolina Ferraz, que faz gato-e-sapato do Guilherme, personagem de Edson Celulari, no próximo folhetim: Os Homens são bobos demais...Me aguardem.

Che Guevara, apesar da vara no nome, não inventou a teoria, mas caiu direto na boca-de-lobo dos aproveitadores do seu idealismo sem fronteiras. Era um médico argentino, casado, pai de cinco filhos, educado. Deixou tudo quando ouviu o canto da sereia. Não se preveniu como Ulisses...Foi assassinado barbaramente na Bolívia, essa pátria do Evo, que chamo de "o marido da Eva". Che se sacrificou por uma causa, imolou-se por Fidel. Fidelidade ninguém merece. Cuba ficou ilhada por quatro décadas, vigiada por um tirano ditatorial e fanático. Stalin, que se considerava um semideus, foi chamado de "porco" pelos três grandes ao fim da WWII. Deve ter mandado matar Lênin e exterminou milhares. A mãe-Rússia ficou congelada por sete décadas, no atraso cultural e tecnológico e atolada no fanazismo, (neologismo que inventei e uso pela segunda vez), os czares todos mortos. Dizem que a princesa Anastácia sobreviveu ao massacre...Depois da perestróika, descobriu-se que em quase todas as aldeias russas não se conhecia vaso sanitário.

Nosso Oscar Niemeyer, que já carrega um prêmio no próprio nome, é nossa glória nacional em Arquitetura e longevidade. Por que será que ON continua fiel à ideologia do comunismo, que se desmereceu a si mesma e foi desmascarada pela história? A práxis invalidou a teoria.

Os xis da questão continuam a desafiar ideólogos, filósofos e partidaristas ferrenhos.

Aqui não estou fazendo apologia do capitalismo. Admiro Karl Marx. Ele foi um gênio, assim como seu conterrâneo, Johannes Gutenberg, ambos da Renânia- Palatinado.

Ideologia é a coisa mais perigosa que existe. Pode mostrar o falso como verdadeiro, e vice-versa. Só perde para o Dogma e a Doutrina, que também são laços corredios, que não podem ser afrouxados, quiçá retesados. Se você é um falocêntrico, mesmo não sabendo nada de tantrismo, pode experimentar nosso molho vermelho sem susto, aqui, nestes finalmentes, rebatizado de Licopênis. Lico é lobo e você pode subir no licopodium e se sentir um verdadeiro Lobo da Estepe. Com nossa vênia a Herman Hesse. Vila Velha, 13 de abril de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 15/04/2008
Código do texto: T946572