Nevoeiro
Nunca gostei de frio,o inverno não é minha estação do ano preferida...Nasci,com certeza,do lado errado do Brasil!Sempre achei que merecia um lugarzinho mais quente,mas agora não adianta reclamar para os meus pais...Tenho inveja de quem nasce no norte ou nordeste,que já tem,além do clima tépido,praias lindas,com um mar tão limpinho como água de piscina!E águas quentes,meu Deus do céu!Nasci no Rio Grande do Sul, e aqui,além do frio e do mar gelado,o inverno tem nevoeiro,névoa.Também não sou fã.Para mim,a névoa que tudo envolve,tudo engole,me aterroriza!O "Fog" londrino nunca me atraiu,me desculpem os ingleses!Acho que, nevoeiro é O NADA absoluto!É o fim de toda substância,de toda esperança de cor.O Limbo tem a cor da névoa...tinha pesadelos na infância,onde a vida era engolida pelo NADA e tudo ficava cinza...É a cor,para mim, da dor,da tristeza,da falta de expectativa.É a neutralidade gelada na forma fria e gasosa!É lindo quando,depois de tanta "cinzidez",o sol coloca seu olho amarelo brilhante entre as nuvens e mergulha de vez em direção a Terra!Ele insiste,tímido,vai tomando espaço,alarga fronteiras e finalmente,vence a cortina plúmbea,enchendo de luz e calor o que antes era uma coisa de uma cor só!Depois de uma neblina se descobrem paisagens e até se vê as mesmas paisagens com outros olhos,o mundo ganha suas cores originais e a vida retoma seu curso...Talvez meu pavor seja o de não ver com bons olhos o mistério do que virá depois da névoa,de ser surpreendida por paisagens que eu desconhecia,sei lá!Mais adiante,na estrada,pode ter um buraco,um muro de pedras,uma vaquinha na estrada,uma moitinha de hortências,quem sabe?É sempre mais garantido pisar em terras conhecidas!
Vencer esta resistência ao vapor cinzento talvez seja um de meus Karmas,e eu deva investir em descobrir o seu lado belo...diz que tem!Tem?!Vou me esforçar,então...prometo!