EDUCAÇÃO, AMOR E CIDADANIA

Compartilho alegremente com vocês a confraternização realizada com meus alunos da 4ª Série B na Escola Municipal Adalgisa Cavalcanti de Barros Correia. Escola inserida numa comunidade carente no Conjunto Novo Arcoverde, conhecida como Vila do Presídio.

Por perseguição política, em razão da minha luta sindical fui transferida da escola onde trabalhava há vários anos para essa comunidade afastada do centro da cidade. Cheguei no dia 01 de setembro de 2005 e só posteriormente fui entender que foi um presente do Nosso Pai Maior. Com certeza eu tinha uma missão a cumprir ali uma vez que encontrei muitos dos alunos em processo de alfabetização mesmo cursando a 4ª série. Rapidamente pudemos constatar o avanço, a motivação, a participação, o espírito de solidariedade entre eles.

Abandonaram a terrível indisciplina (segundo depoimento dos que fazem a escola), e tornaram-se crianças comuns, alegres, estudiosas e felizes com um diferencial: muitas vivem em lares desajustados, algumas têm o pai vivendo no presídio, a maioria passa necessidades de toda ordem, vivem em pequenas casas superlotadas por terem familiares agregados.

Graças a Deus e a ajuda de amigos e familiares pude fazer o Natal daquelas crianças tão sofridas, mas tão lindas por dentro e por fora!

Para a festa, numa demonstração de igualdade e valorização das crianças, levei minhas sobrinhas Maria Caroline/Carol (6 anos), as gêmeas Emmanuelle e Emmanuella/Manu's (11 anos) e Maria Lídia/Lidinha (13 anos) já que não tenho mais filhos nessa idade.

Participamos de brincadeiras, biodanças, samba-de-coco, a dança da cobra, apresentação de mamulengos, entrega de lembrancinhas, além de degustarmos uma deliciosa torta de chocolate com refrigerantes, salgadinhos, brigadeiros e ainda balas e chocolates!

Foi maravilhoso! Mas o melhor de tudo foi ver a felicidade em forma de brilho nos olhinhos das crianças (de 10 e 11 anos).

Agradeço a Deus e aos amigos colaboradores a graça de ter tido a oportunidade de fazer essas crianças felizes.

Mas principalmente por ter contribuído com o crescimento intelectual e pessoal, despertando neles a consciência do exercício de cidadania, a criticidade, o gosto pela leitura e pela escrita e a melhora da auto-estima o que os fez acreditarem em seu potencial.

Veja algumas fotos em:

http://br.geocities.com/selmaral11/ educacao_cidadania.index.html

Selma Amaral
Enviado por Selma Amaral em 04/01/2006
Reeditado em 05/01/2006
Código do texto: T94428