img179/6641/rvoresepessoaspa1004200yr1.jpg

Pça. Dom José Gaspar - (Fotografia: Milla Pereira - 10-04-2008)
(Hull, inspirei-me em sua belissimas fotos de Brasilia, obrigada!)

 

 
MINHA CIDADE É SURPREENDENTE!

 

E todos passavam, apressadamente, indo e vindo em todas as direções, como se algo diferente, anormal, houvesse acontecido. Que nada! Aquilo era normal, corriqueiro. Ouvindo Chico Buarque e Bethânia, em meu MP4, cantando Sinal Fechado, tive a idéia de filmar aquele ir e vir, sem trégua, das pessoas, cada uma delas, ocupada com algo especial. Encontrava-me em uma Praça, no centro da cidade – Dom José Gaspar – ao lado de uma das Avenidas mais bonitas e arborizadas de Sampa, a Avenida São Luiz, onde existem edifícios majestosos, pois já foi a nata da sociedade paulistana, onde residia gente rica, poderosa, os antigos Barões do Café, período histórico de São Paulo. Na praça, ultimamente, a Prefeitura Municipal iniciou um Projeto de levar arte e música, ao ar livre, às pessoas que por ali passam todos os dias e, de vez em quando, aos Sábados, há shows musicais, eventos de arte, assistido por pessoas ligadas, de certa forma, ao mundo intelectual e das artes.

 

Um dia, passando por lá, acabei por assistir ao show de Mr. Cole, o irmão mais jovem de Nat King Cole, interpretando Jazz , que é a sua marca registrada e, no final do show, deu uma canja de canções populares, que o irmão cantava. Foi lindo!

 

A Praça, não é grande, o que a torna mais agradável ainda. Bancos confortáveis espalhados ao redor, onde casais de namorados sentam-se, para namorarem – Hummm! Vejo um casal se beijando, demoradamente! Deu até vontade de beijar assim! Ai... Ai! Faz um tempão! Tô precisando... E como!
Aposentados conversam, mães passeiam com seus filhos nos carrinhos, outros levam seus cães, no espaço reservado para suas brincadeiras...

 


Então, pensei que, filmar um local assim, fosse ficar desumanizado, frio, feio, só gente correndo, camelôs gritando, tentando vender suas mercadorias, os restaurantes de Fast-food, lotados – hora do almoço, o pessoal tem uma fome! Arrisquei uma filmagem. Afinal, eu acabei de adquirir essa filmadora, que faz tudo, e estou aprendendo ainda a utilizar todos os recursos que ela oferece e, se não ficasse bom, eu deletaria. E, não é que, ao invés de um vídeo desumano, cinzento, sem graça, deparei-me com imagens lindas, coloridas, árvores frondosas, jardins floridos, como se pedissem para serem fotografados. Uma visão perfeita da beleza que não se vê. Porque a gente não olha para isso.

 

É... Esta cidade surpreende, a cada dia! Aqui, contrariando o que se pensa, tem colorido, flores, beleza, sombra, luz, sol... muito sol! Tem carros em alta velocidade, pessoas se esbarrando, impacientes, mas, o que constatei, em primeiro plano, é que aqui,  nessa cidade que, a princípio pode parecer desumana, desprovida de sentimentos...tem verde, brilho, sedução, amor e, principalmente...VIDA!

**********

 

Ouçam o áudio de meu Soneto
"Súplica",
gentilmente declamado pela Poetisa 
Cássia Dias.
Grata, minha linda, por esse presente.
Adorei!
Beijos
Milla
http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/11068