O nacionalismo importado

Os satélites podem ser considerados nossos guias, em termos astrológicos ou nos nossos mais intrínsecos sentimentos. Quando seu estudo é feito de forma, meramente mais uma entre outras, é denotado de forma relativamente geral, assim rotacionando, assim ou até realizando translações dos satélites (guias) da vida corriqueira de nossa sociedade.

Os planetas, não poderiam ser comparados com outro; ele nada mais é que um aglomerado de partes às vezes independentes, com direitos e deveres, inimigos e amigos, escárnios e mau-dizeres, o planeta no universo da vida é a sociedade; onde todos são oriundos da grande Pangéia, que cada vez vem se repartindo; assim também acontece com os laços da diplomacia entre países vizinhos; que hoje brigam por petróleo e, daqui a algumas décadas estarão brigando por água e até Terra, isso mesmo Terra.

Você deve está se perguntando, por que tantas metáforas? Impessoalmente, e direta, a alma da literatura reponde – literatura tem alma? - por si só, sem intervenções de corpos que um dia, apodrecerão. A “resposta é respondida” pela própria literatura. Pergunte-a o que quiser; mais uma dica, não espere resposta. Uma segunda pergunta, passa nesse momento por sua cabeça: por que o erro pleonástico se encontra num texto de nível tão elevado? E, mais uma vez a literatura responde; responde não, você pergunta e ela mostra de forma subjetiva a resposta. Ela deve fazer uma “confusãozinha” aqui, outra ali, mais chegará a um denominador comum, a licença poética. A licença poética, nada mais é que a capacidade de um autor Extremamente conceituado – atente para o extremamente com maiúsculas, devidamente, e felizmente colocado a fim de mostrar um toque mítico, fazendo com que o autor fique a um patamar incontestável – fazer e acontecer. Como todo brasileiro, você é encrenqueiro não é? – não precisa responder, a literatura tem ouvidos, boca, nariz, cérebro, ou seja, a literatura é o que se diz de uma grande forja da vida (isso existe?).

Voltando a nossa Via Láctea... Você sabe o que significa Láctea? De acordo com as embalagens de achocolatados, é algo relacionado ao pasto, vaca, mama, balde, garrafa – o quê? E a globalização? – Está bem, Parmalat; assim está típico de Brasil, produtos vindos do estrangeiro, lindo não acham? A literatura acha isso muito chique sabia? Ultima moda em Paris.

Sabe de uma coisa? Pra que ficar falando de sentimentos intrínsecos; Pangéia; pleonasmo; licença poética; globalização, se você nem sabe o que significa o título?