Jogos & Jugulares

"O hábito não refreado logo se transforma em vício." ( Santo Agostinho /354-430)

No auge do modismo do botox, tomei conhecimento da obra-prima de um autor francês, Jean-Baptiste Botul, que não deixou nada escrito. Assim como Deus, (que dizem escrever certo por linhas tortas) Buda, Sócrates e Cristo, que também não registraram suas falas, JB Botul deu um depoimento no Sindicato dos Taxistas da França sobre um incidente acontecido com ele e uma jovem de 18 anos, no seu taxi, em cinco de janeiro de 1937.

É um discurso de auto-defesa, milagrosamente transcrito, pronunciado por um desconhecido pensador, o maior filósofo de tradição oral do séc. XX. O livro chama-se Nietzsche e o demônio do meio-dia ( Ed. Cia de Freud). O botulismo era considerado como uma "filosofia avariada", uma chacota (zombaria), antes da WWII. Ainda é um acidente mortal, a toxina letal que leva à paralisia muscular e ao óbito. Mas os mortais estão pagando o óbice de esticar as caras-pálidas e os músculos flácidos com tal veneno. Lá na Itália o que nós chamamos de fofo eles dizem mórbido.

Disse Jean-Baptiste Botul, o gênio: "O sublime é vizinho do obsceno e do grotesco." E, "as grandes dores são mudas" Entre outras preciosidades. Mas ele falou e disse sublimidades.

Com as idéias fervilhando na cabeça, após dez dias de uma gripe braba, depois de muito suar na academia de musculação, os temas que se me apresentam são como cartas de um baralho muito desembaralhado. Difícil escolher uma.

Atualmente, os noticiários da ¨TV são nossos filmes de terror de cada dia.

Então, vou falar sobre vampiros. Eles não praticam sexo. Foi o que constatei vendo um celulóide no canal 50. O ato de sugar a jugular leva a uma plenitude tão avassaladora quanto o mais retumbante orgasmo. Ah! Também eles não procriam. Isto é, não fazem o que JB Botul denomina "mistura de sementes".

"A cada época seu vício dominante".

Os antigos não punham o genital e o oral sob uma administração comum. O beijo na boca, denominado osculus (palavra em latim, que não admite acento, please; mas a pronúncia é proparoxítona) é uma troca de sopro, de pneuma. O pneuma é a própria alma, o arfar da anima ou animus, o alento vital. Era perigoso e proibitivo. Colocar a alma pela boca. Morte...

Antes, a gulodice, ou gula, um dos sete pecados capitais, não tinha conotação erótica. O monge e o eremita faziam jejum sem parar. Quando o estômago está vazio, o quê é mais excitante? Sexo ou comida? A fome modera o apetite libidinoso. Por isso é que as anoréticas não praticam intercurso. Mas as bulímicas, sim! Elas não se abstêm de comidarias...

Na civilização atual, entupida de comida, saciada até às bordas, todo mundo obeso e empanturrado, os apetites sexuais resvalam para as orgias, os rituais pantagruélicos, a glutonaria desenfreada. Genial essa palavrona. Lembra glúteos, mulheres-melancia, implantes siliconados nos derrières que rebolam no crew, na dança do siri e nas diarréias diárias... Clodovil, o imbatível Clodô-deputado, disse que quando uma bunduda entrou em seu ateliê ele parou de criar modelos e desenhar figurinos...Para sempre.

Berenice Heringer - Vila Velha, 1º de abril de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 08/04/2008
Código do texto: T936412