Exemplo contra a Dengue

Hoje percebi, satisfeita, que a política de informação contra a dengue está funcionando. Realmente, a educação e a disseminação de informações são fundamentais em casos como este, onde a prevenção é o melhor remédio.

Entrei na farmácia, já passava das seis da tarde, cansada do trabalho. Pedi por um medicamento para alergia que costumo tomar – por indicação médica, é bom esclarecer! Tempo instável aqui em Belo Horizonte, muito calor entrecortado por fortes pancadas de chuva, onde a temperatura cai sensivelmente. Não há rinite que agüente!

Bem, mas voltando aos fatos, pedi pelo remédio e o atendente prontamente foi buscá-lo. Minha surpresa – boa surpresa – foi que, ao entregá-lo, o balconista segurou o envelope e me perguntou: “Você não está sob suspeita de dengue não, né?”. Vejam só que pergunta importante, que pode salvar vidas em meio ao surto de dengue que assola o país! Explica-se: nesse medicamento, há o composto de dipirona entre seus agentes, e já sabemos que essa substância não é indicada em suspeita de dengue, por aumentar a probabilidade da dengue hemorrágica.

Pensei: quantas pessoas desconhecem isso e podem se beneficiar de uma simples pergunta! Parabéns a esse atendente! Respondi a ele que meu caso era de alergia, e aí sim, ele me passou o medicamente, ainda fazendo referências ao perigo da dengue.

Esse é um exemplo de cidadania e consciência! Se cada um fizer sua parte, podemos melhorar muito o quadro que se instalou em diversas partes do país, chegando mesmo a caracterizar epidemia. É um problema de todos: governo, cidadãos, órgãos públicos. Todos devemos ajudar a combater a dengue, cada qual em seu âmbito de atuação. Divulgando, limpando, inspecionando, medicando, orientando. Seja qual for a maneira, o importante é agir.