A culpa é deles
Na década de 60 elas entraram no mercado de trabalho e os homens logo perceberam que aquela ameaça era muito pior que a guerra fria. Inteligentes como eles, elas os superavam em garra e dedicação. Se continuassem ganhando terreno, eles logo perderiam não só postos de liderança, mas – muito pior! – a liberdade auferida nos primórdios da sociedade patriarcal. Urgia-se estabelecer uma estratégia para desacreditar as mulheres imediatamente.
Os indômitos solteiros tiveram a idéia de criar uma sociedade secreta com o objetivo de impingir a elas a pecha de hipersensíveis e instáveis emocionais. A ONIO – Organização dos Namorados Inconformados e Ofendidos – desenvolveu um sofisticado esquema de comunicação, garantindo que todos os homens do planeta, tão logo completassem 17 anos, aderissem ao movimento. Nos mesmos moldes e objetivo, a HORM – Homens Oprimidos Reagem às Mulheres - foi posteriormente concebida pelos casados.
Para atingir o objetivo, lança-se mão de técnicas variadas. As manobras mais populares entre os HORM são esquecer a data do aniversário de casamento, deixar levantada a tampa do vaso sanitário (os mais ousados deixam pingos remanescentes), negar-se a ajudá-la nas tarefas domésticas, bocejar quando ela propõe uma conversa séria... O ONIO prefere prometer ligar para a garota e sumir sem explicação, trocar o nome dela na hora do sexo, não cortar ou limpar as unhas dos pés, impedir que ela abra a boca nas conversas com os amigos. Em comum, todos mentem - muito e deslavadamente. Como é mister que elas percam o tino aos poucos, táticas de tortura mental são alternadas com carinho e atenção, confundindo as parceiras. Alguns ficam tão hábeis que conseguem azucrinar muitas a um só tempo: esposa, namorada, colega de trabalho, irmã...
Muito organizados, eles se reúnem em happy hours, almoços de negócios... Sabe aquelas rodinhas masculinas que a gente supõe falar de futebol, carro e profissão? São eles, contabilizando a guerra. Ali eles enumeram conquistas:
- Hoje minha mulher chorou por meia hora trancada no banheiro.
- Bia gritou com as crianças e bateu a porta.
- Maria me chamou de cachorro e atirou uma cadeira em mim!.
As proezas são detalhadas: um deu à esposa um ferro elétrico como presente de aniversário; o outro saiu para a farra, voltando para casa dois dias mais tarde. Craque mesmo é Luís: terceiro casamento em crise, ele propôs à esposa uma trégua de uma semana na idílica Costa do Sauípe. Entusiasmada, ela aceitou o convite. Só então ele mostrou as reservas: semanas diferentes para cada um.
De tanto serem provocadas e deixadas à beira de um ataque de nervos, as mulheres passaram a crer que de fato são desequilibradas, pitizentas e histéricas.
O golpe de misericórdia veio no final dos anos 80: da união dos dois grupos, nasceu a HORMONIO, responsável pela TPM – Tortura Planejada por Machos. A regra é simples: todos os homens da Terra devem irritar mulheres em período menstrual até que elas percam as estribeiras. Vale qualquer tática: insinuar que o corpo dela está sofrendo os efeitos da lei da gravidade;.pegar o controle remoto e mudar de canal sempre que ela se interessar por um programa; “esquecer” uma das crianças na escola, buzinar escandalosamente tão logo abra o semáforo... Não é que as mulheres caíram na conversa da labilidade psíquica mensal por causas hormonais?!
Dou a mão à palmatória: homens realmente merecem dominar o mundo. Além de criar, cultivam o mito da instabilidade feminina com tanta habilidade que até a mais calma mortal sucumbe - e acredita.
Êta raça unida, engenhosa e convincente!