SOBRE ENGRAXATES E OFFICE - BOYS

Nessa minha miserável vida acordava todos os dias as 5 da manhã e dava inicio a minha rotina básica de todos os dias...

Bocejo

Banheiro

Chacoalhadinha

Pasta, escova e escovada no cabelo.

Jeans, camiseta e tênis . Beijo na mãe e... fui.

Mais um dia longo e entediante de trabalho. Bobo , sem emoção nem expectativa.

Meu serviço ? carimbar.

Pilhas de papel que nem sabia o conteúdo. Mas também, pra quê saber ?

Isso não mudaria minha vida em nada. Da minha janela avistava a praça da Sé inteira e sempre via um garoto , um engraxate , ficava pensando que na verdade o homem tem a capacidade de piorar as coisas infinitamente. Confesso que esse tipo de pensamento me fazia encarar esse trabalho com mais paciência .

Mas um dia ao olhar pela janela não encontrei o garoto de sempre, apenas um novo engraxate em seu lugar . Passei dias olhando e procurando mas o menino não

voltava, então decidi abrir mão de minha velha marmita e desci até a praça pra descobrir o que havia acontecido.

Aproximei-me do outro garoto e perguntei sobre o antigo engraxate. O menino com olhar triste me disse :

- tio, ele é meu irmão mas a policia pegou ele roubando aquele mercadinho ali ó...

E apontou o dedo para um pequeno canto feito de varejinho.

Perguntei onde ele estava e o garoto começou a chorar dizendo que seu irmão estava na FEBEM e ficaria lá até o final do ano .Mas os trocados que ganhava fazia falta em casa, então ele deixou a escola e veio no lugar do irmão.

De coração partido e sem um puto no bolso fui embora decidido a fazer algo.

No final do meu expediente procurei meu chefe e pedi um vale.

Ele meio a contra gosto ( como se o dinheiro não fosse direito meu ) entregou-me 50 reais e ainda me mandou ter mais juízo na vida. Pensei comigo: grande idiota...

Na manhã seguinte parei num camelô e comprei um par de sapatos desses bem baratinhos e ao encontrar a primeira poça suja afoguei meus pés nela.

Trabalhei a manhã toda com meus sapatos sujos e fedidos, porém feliz, pois assim que o almoço chegou corri na praça e entreguei meus sapatos vagabundos aos cuidados daquele menino, que contente transformou aquele lixo num belo par de calçados.

Percebi que como eu dependo que as pessoas tenham papéis pra carimbar, um engraxate não precisa de esmolas ou desprezo, apenas sapatos sujos pra trabalhar.

E assim caminha o mundo, basta que cada um faça sua parte !

_______________________________________

PS : sobre o garoto preso, saiu depois de muito sofrer, criou coragem,mudou e hoje trabalha como office-boy num escritório de contabilidade. Pretende estudar e virar contador um dia.

vai longe esse menino !

FIM

luis lopes
Enviado por luis lopes em 04/04/2008
Reeditado em 04/04/2008
Código do texto: T930963
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.