POR ONDE ANDARÁ JOSÉ ALLAN?

Por onde andará Allan Maciel de Castro? Terá virado evangélico? Será que ele é aquele emo que acabei de ver no busão? Procuro Allan Gooseman, alguém o viu por essas terras paulistas ou pelas serras cajazeirenses? Allan é a prova de orkut, de google; o seu perfil desapareceu no anonimato, tornou-se uma lenda – um Elvis que ainda vive em algum lugar dessa terra de graças.

Allan se vestia como um metaleiro, mesmo sendo fã de música clássica. Sempre trajava uniforme preto, cabelos longos amarrado por elástico. Sofria com estrabismo, por isso sempre mantinha o olhar cabisbaixo; o que dava ás moças certo ar de mistério e aos amigos, a certeza absoluta da sua timidez. Timidez típica dos gênios. Ele seria um Einstein dos números, se a fortuna do seu pai tivesse sobrevivido aos planos cruzados do Sarney. Seria um Machado de Assis, se tivesse freqüentado as melhores universidades de letras – mas lhe restou ser gênio dos desenhos. Dois rabiscos e Allan desenhava meu rosto, mas dois rabiscos e eu estava em cima de um prédio, brincando de herói. Ele fazia isso, me transformava em herói com um pouquinho de tinta e papel branco.

Se eu era o que escrevia roteiros e argumentos; ele desenhava tudo para os gibis que nunca lançamos. Éramos jovens e tínhamos planos de ficarmos ricos com histórias em quadrinhos. Foi nessa época que nasceu o Frank Oliveira escritor e o Allan Gooseman desenhista (Gooseman em homenagem a um herói de um desenho que passava na TV e só nós assistíamos: Galaxy Rangers).

O ano era 1987, e quando acordei era 1997 e eu via José Allan pela última vez. Eu tinha acabado de voltar da Europa e tomavamos um chope juntos. Falamos das nossas vidas e eu disse que precisava ir. Ele disse que ia ficar, mas acabou partindo e para onde, tento descobrir a dez anos.

Deveríamos ter trocado telefone, e-mails (se bem que em 1997, não havia ainda internet, assim, tão para todo mundo), número de RG ou qualquer outra informação que pudéssemos usar para nos encontrarmos no futuro. Bom, o resto vocês já sabem: onde andará Allan, o desenhista?

Se alguém souber do seu paradeiro, por favor, sabem onde me encontrar.

Frank Oliveira

Notas: Para fãs dos Galaxy Rangers:

www.infantv.com.br/galaxy.htm