Atroaldo, o escritor tortuoso 5

Martinho dando ordens às meninas cabo eleitorais do partido. O povo já se acumulando em torno do palanque.

- Lá vem o Doutor Atroaldo, escritor tortuoso, emérito filósofo, catedrático, político e até poeta. O comício começará com os seguintes oradores: Soslaio, primeiro candidato, Atroaldo, escritor tortuoso e o Azevedo Coutinho. Meninas tratem de levantar as bandeiras e gritar toda vez que alguém utilizar a expressão: “progresso! Nós chegaremos lá!” compreenderam?

Soslaio vem chegando. Ouvem-se gritos do seu nome repetidas vezes. Do outro lado surge Atroaldo e ouvem-se gritos de entusiasmo.

Soslaio - (Subindo no palanque e iniciando seu discurso) Senhoras e Senhores aqui presentes. É um prazer imenso para o progresso! Progresso nós chegaremos lá!...

As meninas gritam: “Progresso! Progresso!”

Atroaldo irritado tira o microfone das mãos de Soslaio dizendo:

- Progresso! (Meninas gritam!) Que progresso nada! Melhoria, civilização, desenvolvimento.

Soslaio tira o microfone das mãos de Atroaldo com irritação.

Soslaio – (meio perdido) Vamos desenvolver o progresso!

(Meninas gritam).

Atroaldo – (Tirando novamente o microfone das mãos do orador) Mas o que é que é isso! Desenvolver o progresso! Desse modo não vamos ter pausa nem para o recesso!

Soslaio – (Puxando novamente o microfone) Olha aqui Soslaio! Você sabe muito, mas não sabe nada. Agora é a minha vez de discursar. O progresso é meu e ninguém tem nada a ver com isso.

Atroaldo – Me dá esse microfone aqui. (Retira o microfone das mãos de Soslaio bruscamente) Você não está entendendo. Pense comigo, Soslaio, a metafísica foi abduzida. Preste atenção: Está vendo aquele homem naquele balcão em frente pagando imposto?

Soslaio - Estou.

Atroaldo - O povo agora é que reparou.

Soslaio - Reparou no quê?

Atroaldo - Soslaio acorda! Estão abduzindo o dinheiro do bolso daquele homem. Por transcendência. A transcendência virou abdução, Soslaio. O povo precisa tomar chá de hermenêutica. Precisa expungir...

Soslaio - Vá se expungir você! Você que evoluiu tanto e agora está sem progresso! Sem progresso nós chegaremos lá!

Meninas gritam. Soslaio se retira com a sua comitiva.

Atroaldo - Soslaio não vai embora! Abre os livros, Soslaio. Volta aqui, abre os livros! (Olhando para a multidão) Eu sempre digo: “ler é bom, mas tem que ser sintético!”.