PROFESSOR: PROFISSÃO PERIGO!

Acabo de ver na TV. Crianças entre 8 a 10 anos de idade, nos Estados Unidos, planejaram um minucioso plano para torturar e matar a professora. Eles foram flagrados com objetos como faca, algemas e outros para executar o plano, que não foi executado graças à denúncia de colegas que viram os artefatos nas mochilas dos acusados.

Essa noticia poderia ser realidade aqui no Brasil!

A cada dia, vemos tornar-se mais difícil a convivência e a relação entre muitos professores e alunos. O respeito, a autoridade, diria mesmo o carinho que permeavam essa relação há pouco mais de uma década foram perdidos. Deram lugar a um sentimento de animosidade e disputa que tornam difícil um dialogo mais aberto e uma compreensão dos valores essenciais na vida dos jovens.

Casos de agressão física e moral são constantes na mídia escrita e falada. Sem contar os inúmeros casos que ficam entre os corredores das escolas. Não bastasse os baixos salários e as condições desfavoráveis que muitos docentes enfrentam no seu dia-a-dia, como falta de material e mesmo de estrutura para lecionar, os professores enfrentam, “literalmente” enfrentam esse grave problema que é a agressão.

E a saúde do professor? Deteriorada! O número de professores licenciados é assustador. Dentre essas licenças, destacam-se as psiquiátricas, com casos como depressão, síndrome do pânico, desajustes emocionais. È um quadro triste, que merece ser pensado pelos dirigentes, pelos docentes, pela sociedade.

Aqueles que eram tratados como Mestres são agora vítimas de seus próprios pupilos. A profissão antes valorizada agora padece. Onde vamos parar?