A aproximação entre as pessoas

A aproximação entre as pessoas

As relações de amizade acontecem muitas vezes durante a nossa vida, e são tão naturais que em geral poucas vezes, ou melhor, quase nunca paramos para meditar como elas ocorrem. O que me levou escrever esta crônica foi justamente um comentário que uma colega fez para outra em um encontro de professores. Ela disse mais ou menos assim: "não sei explicar o porquê, só sei que tem algo que me fez gostar de você desde o início”. Isso me fez pensar no que é que leva uma pessoa a se aproximar de outra e querer desenvolver uma amizade com ela? Simpatia ? Empatia? Afinidades ou diferenças? Experiências pessoais me fizeram imaginar algumas teorias sobre o assunto.

Geralmente são três coisas que nos levam a relacionar com alguém; afinidades, admiração e empatia. A afinidade vem de ver no outro coisas que se identifica conosco, levando-nos inconscientemente a ter a idéia de que essa pessoa pensa e age de maneira semelhante à nossa , portanto não iremos ter tantas surpresas ou frustrações futuras , é como se estivéssemos pisando num terreno seguro, previsível. Já a admiração faz-nos querer aproximar de uma pessoa por ver nela coisas que valorizamos, mas que nós não temos. Vemos então no outro um exemplo que acaba servindo de motivação para querermos agir da mesma forma. Por fim há a empatia, que é a qualidade de nos colocarmos no lugar do outro e, se este outro está passando por uma situação difícil nos aproximamos com o desejo de ajudá-lo, mesmo que a princípio não tenhamos nada em comum com ele.

Além dos fatores acima citados que geram aproximação entre as pessoas, há um outro que eu não poderia deixar de citar pela forma surpreendente como acontece. São os casos em que há o desmoronamento de um preconceito que cede lugar à admiração. Isso ocorre quando, ao conhecermos alguém somos surpreendidos por algo de bom que não esperávamos ver nessa pessoa devido termos uma idéia antecipada desta antes de conhecê-la ( o que na verdade é uma espécie de preconceito) . Para exemplificar isso podemos nos lembrar daquelas pessoas que quando chegam em um lugar chamam a atenção e não passam despercebidas por possuírem algum atrativo que impressiona, que pode ser beleza, elegância, jovialidade ...Geralmente nos sentimos um pouco intimidados diante dessas pessoas, por termos a impressão de que por terem esses atributos elas sejam metidas e arrogantes, e se elas, além disso, têm uma posição de autoridade, esse preconceito fica ainda mais latente . Mas aí vem a surpresa, elas te abrem um sorriso, você se aproxima e em minutos de conversa percebe por suas suas palavras e gestos que é uma pessoa simples , agradável e com qualidades admiráveis que mostram o quanto tinha se enganado. Quando alguém tem esse privilégio de reunir beleza interior e exterior, por não ser algo tão comum no mundo em que vivemos, consegue exercer uma atração bem maior nas pessoas , levando-as a desejarem estar na sua agradável companhia e a buscar constantemente a sua atenção. Infelizmente há casos em que nem todos conseguem aceitar as qualidades admiráveis do outro e por não saberem administrar seus sentimentos, a possível admiração pode vir a ser uma tremenda inveja e aí,... lá vêm problemas!

Bem, quaisquer que sejam os motivos que nos fazem aproximar das pessoas o mais importante são os resultados que vêm desses encontros, a troca, a cumplicidade, as descobertas, o apoio nas horas difíceis, a gratidão... Enfim,é uma experiência inesquecível para aqueles que têm o privilégio de compartilhar com inúmeras pessoas o sentimento da amizade, seus efeitos com certeza serão perceptíveis por toda a vida.

Gabriela Leite Gomes (professora de Português,

Literatura e Redação) 09/2007

Feira de Santana -Bahia

.

I