viagem dentro de si mesmo

VIAGEM DENTRO DE SI MESMO

Esse tema me veio à mente em conseqüência de uma desventura , ou melhor, de uma tragicomédia ocorrida com uma amiga de profissão. Professora exemplar ela raramente falta sem um sério motivo. Certo dia não foi dar aula, não ligou para avisar nada, não estava em casa , não tinha celular( Difícil de acreditar nos dias de hoje ,mas vindo dela é possível). Só consegui falar com a sumida no outro dia. Entre enigmática e risonha me disse ao telefone:” Fui fazer uma viagem dentro de mim mesma” Eu ouvia numa mistura de alívio, irritação, surpresa e curiosidade. (alívio por estar tudo bem com ela; irritação em ver a tranqüilidade dela em vista de minha preocupação; surpresa da sua atitude incomum em faltar sem avisar e por fim curiosa em saber pra onde ela tinha ido) É realmente ela estava muito estranha, eu disse então, que no outro dia conversaríamos e desliguei. Dois dias depois fiquei sabendo o que ocorreu realmente, no entanto, a figura de linguagem metafórica usada por ela não me saía da cabeça, achei-a super interessante e profunda: FAZER UMA VIAGEM DENTRO DE SI MESMO. Resolvi então escrever algumas linhas sobre isso.

Uma viagem dentro de si...Quão necessária ela é! É imprescindível parar alguns minutos em vários momentos de nossa vida, se possível diariamente e nos auto-avaliarmos, adentrando no mais íntimo do ser, pesquisando nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, objetivando revê-los e melhora-los, se preciso for. Na Bíblia, o rei Davi, sentiu essa necessidade e pediu : “Esquadrinha-me ó Deus, e conhece meu coração, examina meus pensamentos inquietantes....”(Salmos139:23) É preciso sem dúvida, reservarmos tempo, abandonar o barulho do mundo e ouvir o nosso íntimo ( nosso infinito particular, segundo Marisa Monte). Não falo aqui da meditação oriental que aconselha esvaziar a mente, ao contrário falo da meditação reflexiva, a qual possibilita profundas mudanças positivas em nossos conceitos, valores e atitudes.

Mas infelizmente vivemos em uma época muito turbulenta e agitada. São tantas obrigações, compromissos, coisas a fazer, que pouco, ou melhor, quase nenhum tempo é dedicado a realizar tão preciosa viagem. O ser humano vive hoje a era dos ismos prejudiciais: materialismo, consumismo, egoísmo...Ele quer conquistar o mundo e nessa busca desenfreada vai à lua, busca vida em outros planetas ,navega pelo mundo virtual...São infinitas viagens, mas infelizmente esquece de conhecer a si mesmo. Alguns nem sequer se aventuram a tentar faze-lo, não por falta de tempo, mas por medo. Estes temem o que vão encontrar pela frente nos espelhos da vida. Por isso fogem do reflexo proveniente desse encontro consigo mesmo. Não sabem o que estão perdendo!

Quanto à amiga citada acima, suas palavras não passaram de brincadeira para não me preocupar. Sua viagem resumiu-se à ida ao oftalmologista devido um pequeno acidente, feriu os olhos com um espinho de flor. (acidente um tanto poético, não?) Ela pode não ter feito a “viagem” naquele dia, mas por sua serenidade e sensatez, com certeza já deve ter percorrido muitos caminhos dentro de si mesma. E você leitor, já fez a sua viagem? O que está esperando?

Gabriela L.Gomes 31/12/07 (Professora de

Português,Literatra e Redação)30/12/2007

Feira de Santana-Bahia