O QUE SERÁ QUE ELES TÊM !?

" Conferência da Juventude ", eles pipocaram de todos os cantos do estado. Carregando, Instrumentos musicais, Fantasias, muita disposição e propostas, para quem sabe assim, melhorar as suas qualidades de vidas.

Camponeses, pescadores, descendentes de quilombolas e índios, ( Isso mesmo). Os jovens índios vinheram buscar seu quinhão a que tem direito. Ao chegarem, chamaram logo a atenção. Vinheram com trages típicos das suas tribus, ( Tuxá, Tumbalalá, Vaçú, Trucá, Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hamhamhans entre outras). Tangas, Colares, Armas, Pinturas e suas qualidades como artezãos.

Na capital, ou no interior, os jovens são muitos parecidos. Os problemas são parecidos. As vestis são parecidos. As modas são parecidas. Os índios é que trazem as diferenças. Por isso, são o foco, até para aqueles que conhecem a história. Mais só o conhecem por livros ou filmes,( Viraram o xodó do evento ).

Pinturas ? quem tinha tempo, ficou parecido com eles. Danças, mesmo fora do ritimo, mais com inocência. Risos não se sabia porque, mais os risos não deixavam de escapar.

Eles são singulares, e entre nós, são os mais belos e os menos compreendidos. Várias tribus, que mais parece uma só. Nós entendemos suas ângustias, e eles compreenderam que somos iguais e somos diferentes.

Eu gosto de ser baiano.