A GRAÇA DE DEUS EM NÓS

A GRAÇA DE DEUS EM NÓS

Antoni BigCuore

Tudo o que existe é dom; é por obra da graça de Deus que ele se realiza. Diz o Evangelista João: “Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.” (Jô, 3- 16 18). ( grifos meus).

Assim diz o Catecismo da Igreja Católica, em seu cânone numero 2003, (pg.528): “A graça é antes de tudo e principalmente o DOM do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, as graças especiais, chamadas também “carismas”, segundo a palavra grega empregada por S.Paulo e que significa favor, dom gratuito, beneficio. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se ao serviço da caridade, que edifica a Igreja.” (grifos meus).

Meus caros jovens, vocês tem o maior DOM dado pelo Espírito Santo de Deus, que são a vida de vocês! A Vida é a maior GRAÇA dada por Deus à humanidade. Por isto, uma vez batizados vocês têm o direito e o dever de transmitir esta “vida” aos outros através da evangelização. As graças sacramentais são aquelas que Deus nos dá pelos sacramentos. Na cruz Jesus consolidou a existência dos sacramentos. Através, sobretudo do santo batismo que vocês receberam, a GRAÇA passou a habitar em suas almas e corações. É então, por meio dele, que vocês passaram a usufruir das graças dadas pelo Espírito Santo de Deus.

Os principais sacramentos são: batismo, confissão e Eucaristia. Pela confissão recebemos de Deus a sua misericórdia pelos nossos pecados. Quando cometemos pecado mortal, nós nos distanciamos de Deus. É como que o elo da graça fosse quebrado. Deus, em sua infinita misericórdia, nos traz de novo ao convívio da graça, reintegrando-nos ao seu reino de amor e paz.

Por outro lado, existem também os dons especiais chamados de “carismas”. Dom de falar em língua estranha, dom de cura, dom da palavra, dom de oração, dom do conselho, dom de discernimento dos espíritos etc.

De qualquer forma, deixamos bem claro aqui que a nossa Santa Igreja Católica, preconiza que os DONS, especiais ou não, são destinados ao BEM COMUM da Igreja. Não é para ser usado como EXIBICIONISMO por parte daqueles irmãos que os possuem. São dons destinados à edificação de toda a comunidade.

====================================================

Antoni BigCuore. É cantor, compositor e Escritor em SP.sp. (Inspirado em 29.03.2006, 4a.feira, às, 10:08 hrs.). All Rights Reserved.

====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 31/03/2008
Código do texto: T924987
Classificação de conteúdo: seguro