O espírito oriental

Talvez seja uma arrogância sem limites um brasileiro que não é estudioso do assunto falar do espírito dominante entre povos do oriente médio e um pouco mais ao leste.

Veio o conhecimento diminuto através de avô e tios-avós. Conversavam muito bebendo áraque, um forte destilado que é transparente, com acentuado cheiro de anis e misturado com água e gelo, fica com cor de leite. Perigoso, este leite. Após a terceira dose, manifestam-se os espíritos que nunca podemos distinguir se atrasados ou evoluídos.

Foi ouvindo quase todos os sábados e domingos, quando a varanda da minha casa parecia uma tenda no deserto, tamanha era a turcalhada, que comecei a entender um pouco o espírito oriental. Pouco, muito pouco mesmo, mas suficientes para entender muitos atos por eles praticados, sua arte, costumes, religião, sua cultura, enfim.

Analisando hoje o que escutei até os onze anos de idade, aproximadamente, vi como são extremados. Um oriental pode ser um fanático religioso, como a maioria parece ser, mas pode ser um materialista de dar medo aos filósofos ocidentais que se esforçaram em doutrinar a questão. Ainda assim, sendo absolutamente incrédulo, o oriental é capaz de afirmar que “Alá é o meu Deus, e Maomé o seu Profeta”, se a situação exigir.

As mulheres são quase todas relegadas ao segundo plano; servem para dar prazer e está acabado. O pior é que muitas se sujeitam a esta mentalidade. As que se sobressaem com brilhantismo são políticas possuidoras de incomum força quando estão no poder. Todo o povo as admira. Benazir Butto, dirigente paquistanesa assassinada por motivos políticos em dezembro de 2007 e Indira Gandhi, também dirigente, indiana sem nenhum parentesco com Mahatma Gandhi, igualmente assassinada por motivos políticos em outubro de 1984, são provas incontestáveis da liderança feminina na região.

O antigo culto às ciências exatas desapareceu, exceto na Índia. Literatura e arte costumam não ser compreendidas por nós, muito menos o senso imediato de justiça. Criminosos apanhados em flagrante cometendo delitos graves são julgados sumariamente. Condenados, morrem de imediato.

São divertidos, no entanto e possuem uma qualidade característica: são amigos na vida e no seu fim. Vai além. A palavra dada vale mais do que qualquer contrato ocidental.

É interessante perceber que quanto mais se caminha para leste – China, Rússia e Japão, mais é difícil penetrar no espírito oriental.

Poderia ficar falando muito tempo, mas tenho medo de errar.

No mais, já escrevi muito.