Foto de Gilbamar de Oliveira

VAMOS CONHECER GRAMADO?



Conhecer a cidade de Gramado(RS) deveria estar nos planos e sonhos de todos os brasileiros. Lugar absolutamente lindo e tranqüilo, cuidadosamente limpo, sem nenhum registro de violência, sem mendigos nem meninos de rua perambulando sem rumo, lembra a fantasia dos contos de fadas. Em Gramado você pode andar a qualquer hora do dia ou da noite sem temer ser assaltado ou molestado por menores ou pedintes.
Situada nas Serras Gaúchas, com um clima gostoso que oscila entre 12 e 16 graus no outono e alcançando temperatura abaixo de zero no período invernoso, é a cidade dos sonhos de qualquer ser humano. Os gramadenses cuidam de sua terra com o carinho jamais visto antes, dedicando-lhe mimos e fazendo dela algo semelhante a uma belíssima casa de bonecas. Há flores as mais variadas espalhadas por todos os recantos daquela linda terra ou nos quintais das residências. Uma quantidade incontável de jarros com flores de diversos matizes está nas praças, nas ruas, nas calçadas, na frente das lojas e nos demais estabelecimentos, tudo simetricamente colocado como lindos arranjos – e o melhor: ninguém, absolutamente ninguém mesmo, ninguém rouba os jarros, ninguém colhe nenhuma flor. Pelo contrário: têm tamanho esmero por elas. Parecem tão encantados por sua beleza natural, tão felizes com sua linda presença, que elas estão por toda parte. São hortênsias, margaridas, boas-noites, bugaris, flores do mato, ardósias, um sem número pode-se dizer. Eles amam tanto os jardins, mas tanto de um jeito especial, que dão a impressão de fazer parte de suas vidas coloridas de modo quase orgânico.
Um dado importante sobre Gramado, para mim de grande relevância: lá não existem flanelinhas, de maneira que qualquer cidadão pode estacionar o seu carro onde quiser e for permitido pelo controle de trânsito sem ser incomodado pela famosa frase: “doutor, vou dar uma olhadinha!”. Lá todos trabalham e produzem, contribuindo para o progresso geral da comunidade e tornando-a cada vez mais apreciada e mais parecida com algo quimérico. A qualidade de vida em Gramado(RS) chegou a um nível altíssimo graças a todos esses atributos. No mes de agosto acontece em Gramado o famoso Festival de Cinema de Gramado, ocasião em que a elite do cinema nacional faz daquela cidade o seu palco. Atores, atrizes, jornalistas e diretores enchem as ruas,  praças e restaurantes de Gramado, que se torna o centro das atenções brasileiras. Há outros eventos o ano inteiro, mas com certeza o Festival de Cinema de Gramado é o mais famoso e importante de todos.
Tudo na cidade de Gramado é lindo, encantador, e tratado com o maior respeito, como se fora a coisa mais preciosa do mundo. E é realmente. Desde as árvores e jardins públicos floridos, os monumentos, as plantinhas tenras espalhadas nos quadrantes daquele paraíso e as hortênsias multicoloridas até o Lago Negro com seus românticos pedalinhos em forma de cisne; o Mini-mundo, onde nós nos deslumbramos com miniaturas de cidades alemãs, nas quais seus cidadãos estão em situações cotidianas nas fazendas, nas estradas, nos centros urbanos, nas vias férreas em que os trens funcionam de verdade, além dos castelos e residências com os detalhes em primorosa reconstituição próprias dos artistas a nos encher os olhos; a Aldeia de Papai Noel, local de preservação ambiental destinado a fazer de conta que ali é o recanto do bom velhinho e apresentando minúcias natalinas interessantes capazes de enlevar as crianças de todas as idades. Um transporte em forma de trenzinho leva os visitantes por todos os locais da aldeia, imensa e com muitas subidas, mas pode-se também caminhar o mesmo percurso por uma trilha entre as árvores, muito mais saudável e compensador para os olhos devido a bela paisagem que se descortina. Mas antes disso é impossível não fazer uma paradinha e permanecer no mirante localizado ao final da Fábrica de Brinquedos e esquecer o tempo passar, porque a vista lá de cima é simplesmente de sonhar acordado, de uma beleza estonteante, vendo-se adiante o verde dos vales e nos surpreendendo com cada detalhe a ponto de nos deixar inebriados com tanta maravilha à disposição de nossos olhos. Ficar olhando do mirante as serras envoltas em neblina que encortina as mansões aqui e ali escondidas em meio às plantas e à bruma é apenas parte do maravilhoso espetáculo proporcionado pela natureza, porque ficamos extasiados com tudo. As mini fábricas de chocolate em funcionamento durante o dia todo, são outra atração exuberante, deixando quem chega ansioso para degustar as inúmeras guloseimas feitas de chocolate e recheadas com leite, rum, amêndoas e outras tantas gostosuras variadas de recheios que fazem desses produtos a satisfação da gula.
É impossível não amar Gramado.
As casas e demais imóveis(edifícios, lojas, hotéis, etc.) gramadenses têm por base a arquitetura alemã, com seus pequenos e belos detalhes que proporcionam ao visitante uma paisagem semelhante à européia, no Brasil. Dá vontade de sentar num dos muitos bancos de madeira que enfeitam as ruas e ficar admirando as construções enquanto a vida passa naquela lentidão característica dos lugares paradisíacos e tirar muitas, muitas fotos mesmo.
Um dos lugares turísticos mais famosos de Gramado é a Rua Coberta, agradável espaço destinado ao lazer dos moradores e visitantes, que sempre são muitos. Ali estão butiques, choperias, cafeterias, estas com suas mesas e cadeiras ao ar livre, além de bancos de madeira para matar o tempo e namorar. A cobertura da rua( que, na verdade, não é propriamente uma rua mas um calçadão ao lado de uma pracinha deliciosamente florida, é evidente, e com mais bancos de madeira e de alvenaria) é atapetada por trepadeiras cujos galhos dependurados chegam quase ao chão em alguns locais, para a alegria da garotada que brinca alegre e descontraída passando em suas folhas verdes como se também as envolvessem na atividade lúdica.
Gramado, no Rio Grande do Sul, é tudo isso e bem muito mais, tornando-se um passeio inesquecível. Por seu clima agradabilíssimo e o esplendor de sua beleza natural, Gramado é como um shopping a céu aberto. Uma das cidades brasileiras mais lindas que já visitei.



Visite meu blog:http://gilbamar-poesiasecronicas.blogspot.com/
Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 29/03/2008
Reeditado em 29/03/2008
Código do texto: T922482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.