O que é rua
A princípio, é o lugar onde passam carros e pedestres todos os dias. Pode ter muitas árvores, muita sujeira, mas sempre tem muitos postes. E estes também podem estar sujos. O leitor que me perdoe de alguns comentários levemente pessimistas, mas eu moro numa grande cidade e estudo em outra ainda maior, a maior do Brasil. Sempre tem sujeira.
Existem ruas e ruas. Existe a rua da nossa casa, onde conhecemos todo mundo, pelo menos de vista. Sabemos qual cachorro morde e qual ladra. Sabemos se passa ônibus ou se para isso temos que caminhar uns dez minutos. Sabemos se tem sujeira ou se é limpa, sabemos quando o lixeiro, o caminhão do gás e a Kombi que vende produtos de limpeza passam. Conhecemos o nosso espaço.
Também tem a rua onde trabalhamos. Muitas vezes é uma avenida, mas as avenidas por seu movimento inquieto são assunto para outro texto. Falemos das ruas de trabalho. Ali encontramos pequenas lojas, bares, prédios comerciais. Sempre tem um ponto de ônibus, ou ele fica na avenida movimentada mais próxima. E muitas pessoas trabalhando, caminhando, procurando uma porta aberta para poderem mostrar o que sabem fazer, ou precisam fazer.
A rua do supermercado que freqüentamos é uma rua estranha, pois ela simplesmente não existe! O que existe é aquele grande conjunto de concreto, sem janelas visíveis, onde se apresenta em letras garrafais (a não ser que o prefeito tenha inventado uma coisa chamada “Cidade Limpa”) o nome do gigante das compras. Passamos pela rua toda semana e nem ao menos sabemos o seu nome, os seus moradores quase nunca vemos. Vemos o supermercado, que tem mil razões pra ter “super” no nome.
Ruas da nossa vida
Estradas, meu caminho certo
Ou incerto
Ruas com nome
Ruas sem nome
Sem saída
Com vidas
Com vida própria
Sonora
Bela, no coração
Verdadeira rua
Que nos indica o sentido
Ou deixa-nos perder
Cair em suas calçadas
Rua.