VIVA O MÉXICO

TURISMO – Quem me conhece sabe que sou o maior defensor do turismo doméstico; sabe também que eu escrevo sobre os pólos turísticos brasileiros, seja no Norte ou no Sul, descrevendo-os como se fossem a minha própria casa; em cada uma das 27 unidades da Federação, existe um cantinho mágico capaz de encantar e fazer voltar até mesmo o mais insensível turista, mas eu também não posso deixar de falar das minhas outras paixões e de todos os tantos países que já me receberam de braços abertos, hoje a minha homenagem vai para os Estados Unidos Mexicanos, nome oficial do México.

Falar do México é como falar do “meu” Brasil lindo; naquelas terras da América do Norte é a única nação que fala uma língua latina, e o povo, estes são indescritíveis; o mexicano é tão carinhoso quanto nós brasileiros e sempre nos recebem com muita presteza e amor, nos fazendo sentir em casa literalmente. Para mim, que conheci o país desde a capital, Cidade do México, até Cuidad Juarez no extremo norte, fazendo fronteira com os Estados Unidos, fiquei tão encantado que mesmo nos tempos em que estive nos EUA, ia todos os dias comer e me divertir do lado de lá, o lado alegre e descontraído.

O país possui uma extensão territorial de proporções continentais, ele tem quase 2 milhões de quilômetros quadrados, sendo que 2,5% disso somos compostos de água; o povo fala o espanhol, mas existem cerca de 60 línguas indígenas que são reconhecidas. Foi colônia da Espanha e tornou-se independente em 16 de setembro de 1810. Hoje há 106 milhões de habitantes e sua moeda é o Peso Mexicano. A maior cidade é a mais populosa, aliás, a Cidade do México é uma das 10 mais populosas do mundo, com quase 20 milhões de pessoas na região metropolitana. A cidade do México foi fundada em 1325, portanto, hoje conta com 683 anos de história. Ela está a 2.235 metros de altitude em relação ao nível do mar.

O relevo mexicano é inconstante e curioso; do lado direito do Atlas político, podemos observar o Golfo do México, enorme, lindo e muito rico em minerais como o petróleo. Afirmam s estudiosos que é naquela região que ficam os abismos mais profundos do globo, localizados no Oceano Atlântico no Mar do Caribe. Já do lado esquerdo do mapa, observa-se o Golfo da Califórnia, dando a impressão que um pedaço da terra se desprendeu e foi colado por mãos divinas por uma tirinha de terra no Norte do país. O México é banhado por dois oceanos, Pacífico e Atlântico, o que o faz ainda mais procurado para o turismo de verão.

Guatemala e Belize são os países da América Central que fazem fronteira com México, dando início a uma aventura belíssima para quem se propõe conhece-lo a partir do Sul. É no Sul mexicano que estão concentradas a maioria dos lugares turísticos do país e o motivo disso é que é lá que estão às praias mais belas do mundo pela proximidade do Caribe. Sol o ano inteiro, turismo barato (nem tanto) e milhares de praias exóticas de areias brancas e mar azul esverdeado.

Cozumel, Cancun, Mérida e Campeche, que são campeões de receptivo de turistas do mundo inteiro, estão nas proximidades da Península de Yukatan. Estas cidades são as mais cobiçadas por quem pode pagar caro para estar no Caribe. Hotéis imponentes, restaurantes de luxo e suntuosos cassinos fazem destes lugares um verdadeiro paraíso para ricos e famosos do mundo inteiro, além de muita história para ser registrada em câmeras filmadoras.

Toda a costa leste mexicana, banhada pelo Atlântico, é muito disputada pelos turistas. Uma estrada que liga Cancun a Matamoros (fronteira com o USA) é a sensação dos aventureiros que visitam o país de Montezuma (Rei Azteca que nutre lendas e histórias até hoje), passando pelos principais sítios arqueológicos e aproximando ainda mais quem a desbrava, do mar.

De igual forma, a Rodovia Pan-americana, a mesma que inicia no Chile e só termina no Alasca, corta o México passando pela costa oeste, bem pertinho do Pacífico. Quando a Pan-americana sai da Guatemala, atravessa selvas mexicanas pelos estados de Oxaca, Hiapas e Guerreros, até chegar à capital do país; da Cidade do México ela conduzirá o aventureiro até Guadalajara, romântica e linda até chegar a Guaymas, porta de entrada do Deserto de Sonora. Daquele ponto em diante, se pode tomar um ferry boat e atravessar o Golfo da Califórnia e chegando a Tijuana e San Diego (USA) ou seguir para Hermosillo (cidade sensacional que conheci e indico o Hotel Colonial para quem for conhecê-la), atravessando o “velho Sonora” até chegar a Tucson e Phoenix nos Estados Unidos.

Quem desejar conhecer o centro do México; Durango e Chihuahua lhes apresentarão o melhor dos Mariachis e paisagens simplesmente inesquecíveis. São nestes estados quentes que se tem uma noção própria do que é o clima do norte mexicano, muito quente de dia e muito frio à noite. As casas possuem arquitetura simples e nos faz lembrar da Espanha antiga e quem tem uma fonte de água na porta significa ser rico. Água naquelas terras é rara e cara; é uma região de desertos mortais, mas o povo é muito mais humano e carinhoso do que os de outras partes do país.

Em Chihuahua (Estado) é quem encontramos Cuidad Juaréz, região do lendário Pacho Vila, revolucionário mexicano que lutou contra a anexação do Texas aos EUA. Nesta região, se você não for um agenciador de ilegais, um pretendente a ilegal nos EUA ou um traficante de drogas, terá tratamento imperial por parte de todos. Juaréz é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes que faz fronteira com El Paso (Texas) e nesta cidade é que se concentram algumas pessoas da escória mexicana e de outras nações que tentam burlar as leis locais e as estadunidenses. Quando eu estive em Chihuahua os mexicanos achavam estranho um brasileiro fazendo turismo naquele lugar, mas aos poucos foram se soltando e me dispensando toda a atenção possível.

Quem visita o México ouve Mariachis em toda esquina praticamente. Mariachis são grupos de pessoas vestidas à moda campeira antiga que tocam e cantam de modo sarcástico ou romântico e o lema é não deixar ninguém quieto. Outra característica típica mexicana é o “desaiuno” ou café da manhã; a primeira refeição é a mais importante e por isso, existe festas nos restaurantes e muita comida pesada como “menudo” ou miúdos de boi e porco cozido. Ainda na culinária, existe pimenta em praticamente tudo; uma das poucas coisas que eu não notei pimenta foi na água, mas até em sorvetes e sucos eu vi. Nos primeiros dias que passei no México foi um martírio, mas como bom baiano que sou, acabei me acostumando.

Quando se senta a uma mesa de um bar tradicional, logo é servido, mesmo sem pedir, tortillas com salsa de chili (bolachas finas de milho com molho de pimenta chili) e acaso um freguês se entusiasme uma garrafa de tequila também é servida. A comida mais tradicional é o taco (uma espécie de bolacha mole tipo pão envolta em carnes preparadas de tempero forte); literalmente existe uma loja ou barraca de Taco em cada esquina. Também eles usam muito frango (pollo) e frijoles ou feijões mexicanos enormes. A cerveja bem gelada é um hábito comum entre eles (assim como nós).

Os principais destinos do México ainda são: Cidade do México (turismo de passagem ou comercial), Cancun (paraíso marítimo), Guadalajara (turismo ecológico) e Acapulco (turismo marítimo). Para conhecer estes lugares saindo do Brasil ainda e um pouco caro, mas aos poucos o brasileiro vai se dando conta de que as cidades mexicanas reúnem mais atrativos do que o próprio Caribe tradicional. Podem não ser paraísos fiscais como Aruba ou Isla Margarita, mas proporcionam mais possibilidades de conhecimento histórico associado as mais belas praias do mundo.

O pacote mais barato para Cancun, por exemplo, fica em torno de R$ 2 mil por pessoa, voando Copa Linhas Aéreas e ficando por 6 noites num hotel razoável, isso para baixa estação. Não existem pacotes convencionais para os outros destinos. Para quem deseja viajar para Cancun, vai um alerta de quem conhece: levem muito dinheiro! Cancun é uma das cidades que possuem o custo de vida mais caros do mundo. No aeroporto, em 2001, eu paguei U$ 3,00 por um cafezinho...! Precisa informar algo mais?

Cancun é uma obra divina inspirada por Deus para seu descanso particular. Trata-se de uma terra belíssima com areias inigualáveis e mar azul anil, que deu a sorte de poucos lugares deste planeta, de ter uma lagoa enorme bem a sua frente com um quebra-mar natural onde foi criada a cidade, ou seja: nasceu à cidade e nas suas costas, fica uma lagoa absurdamente enorme de água salgada, tranqüila e límpida. Quem a vê do alto, imagina que foi construída e não fundada ali...!

O brasileiro que deseja viajar ao México necessita de visto, portanto, se deseja conhecer isso tudo que eu descrevi e mais pelo menos mil coisas belas que não pude, trate de encaminhar seu passaporte aos Consulados do México ou a Embaixada que fica em Brasília. Seu agente de viagens pode fazer isso através da ABAV cobrando uma taxa irrisória. A imigração oficial mexicana costuma não perturbar, mas como o país faz fronteira com o “xerife do mundo”, USA, cabem alguns cuidados na hora do desembarque, os mesmos que eu citei na crônica do visto americano e dos deportados da Espanha.

Dos países que eu tive a honra de conhecer, nenhum deles foi tão intenso, com tanta absorção de cultura como foi no México; o povo mexicano me deixou tão a vontade que me senti num Brasil falando espanhol. Voltarei quantas vezes eu puder e aconselharei sempre porque lá nós estaremos em casa.

Pirâmides astecas, palácios espanhóis, fazendas nababescas, florestas, múmias, mais e mais praias, rios, lagoas, artesanatos indígenas e muita história americana ainda os esperam neste país ímpar, cheio de mistérios e encantos, que abre as portas para o bom turista levar até a morte o prazer de ter estado no México. Um país de gente de cortesia e educada, que aprendeu, sobretudo a amar a nós brasileiros até mais do que eles próprios, merecem um dia a honra da sua visita.

Boa viagem e...Viva el Mexico...!

Quem leva: LTA VIAGENS E TURISMO – Berenice Campolina – (31) 8455.9117