A IDEOLOGIA É A FILOSOFIA DOS IGNORANTES

É possível que eu publique algum texto (alguns textos) se me surgir a competência para isso. Podem reclamar a vontade nos comentários...

“Quem não tem filosofia tem ideologia”. “Quem não pensa é pensado por outros”. São duas afirmações que me fazem refletir muito na nossa condição de seres pensantes, como afirmava Aristóteles...

Por essência somos seres racionais, mas será que pensamos bem? Será que pensamos de uma forma lógica e organizada? ESSA É A QUESTÃO EM QUESTÃO. Espanta-nos pouco, para não dizer muito, observar como é acrítica parte dos acadêmicos (e vou me referir a essa parte no plural, de agora em diante).

Sem noção, por comodismo ou preguiça, não percebem a importância que têm para o desenvolvimento do conhecimento. Vivem como se ainda fizessem parte do senso comum, quando na verdade não fazem (e aqui não estamos incentivando a prepotência!), pois são os responsáveis por apresentarem respostas aos problemas da realidade, sejam eles de quais natureza forem. Não se preocupam com a produção pessoal... Aqui me refiro à pesquisa própria, à aquisição de um pensamento, inspirado sim pelos grandes nomes do pensamento, mas que seja seu. Engatinham no quesito leitura, interpretação e escrita...

Parece-me que não conseguiram ainda quebrar o elo com o ensino médio... Esperam quase tudo dos outros, especialmente de seus mestres; são umas Marias vão com as outras. E, de acordo com nossas palavras iniciais, concordamos com o ilustre Sêneca, quando diz que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”...

O que mais nos dá medo é saber que a ignorância é muito perigosa... São os ignorantes que (esses pseudos...) que causam grandes desgraças... em nome da sabedoria.

Que fique bem claro que nos refirimos apenas àqueles(as) acadêmicos(as) indefinidos(as)...

José Delfino Neto
Enviado por José Delfino Neto em 23/03/2008
Código do texto: T913069