Ruminação como medida provisória

Estava no escritório quando ocorreu pela primeira vez. Ninguém havia notado. Estava ruminando. Havia adquirido a estranha capacidade de buscar novamente o alimento das idéias para a mastigação. Os momentos revividos ganhavam o aspecto pastoso e temia que lhe escapasse um murro na mesa ainda sob o efeito da recordação ruminada. Qualquer desentendimento seria um infortúnio e, além disso, ocasiões solenes, restaurantes e momentos íntimos eram especiais para o acontecimento.

A movimentação no escritório era grande e todos sabiam que era contrário ao uso de chicletes na equipe de atendimento. Ele mesmo havia afixado placa onde se lia: proibido ruminar ao telefone e até durante e-mail! Tinha ido longe demais consigo. O Monteiro Barbacena era capaz de enfiá-lo no primeiro relatório do mês para rir dele diante de todos. Barbacena de lirismo estúpido, casado com mulher de beleza helenística. Ruminou diante do espelho no banheiro com prazer estonteante de colorista anímico.

Da ruminação escapavam frases de efeito adorável, definitivas, mas que soavam como espécie de halitose da zombaria. Zombou: se apenas quem tem boca vai a Roma então mudo não viajava.

Como vício se desculpava e melhorava sempre o quadro piorado para se deter apenas no prazer do veneno. Temia que o governo decretasse crime, ruminação crime, espontânea ruminação delituosa, para apoiar definitivamente a sociedade de persuasão consumista por impulso.Sabia que o mundo já estava acreditando na máquina da verdade, logo haveria a máquina da ruminação e por fim somente o passo de marcha chinês contra indefesos monges tibetanos. Pois a ditadura chateia até a paciência de monge, ruminou sem nenhuma sutileza.

Vivi Lindinha começou a gritar de repente deixando cair os relatórios no chão. Trêmulo declarou:

- Dr. Macedinho, o senhor está ruminando! (Enquanto ruminava ficava verde como se fizesse a fotossíntese) Na verdade estava sonhando tão magnificamente certa harmonia bela das invocações embaladas na gosma digestiva da alma em pluma, relembrando noites chuvosas onde o afeto aquecido, afastava a bruma, dando lugar ao perfume das amantes. Ficou triste como criança que acaba de perceber a verdade como uma lança no balão da fantasia.

- Sim, dona Vivi. Troquei o atletismo pela ruminação espontânea porque todos os recordes já foram batidos. Estou ruminando! Ruminando para não enlouquecer porque louco é todo aquele que ficou de mal com a imaginação. Ela fechou a porta apavorada.

E o mundo começou a reciclagem dentro do seu precioso sistema de manchetes.