RECEITA PARA VIVER...

Quando eu completei quarenta anos, fiquei muito chateado. Pensava a todo instante, que depois de atingir a  idade do lobo, tudo seria decadência e declínio para o descalabro de tantos sonhos e quimeras..

Um dia conversando com um colega radioamador de Alagoas, ele me falava que a vida começa aos quarenta. E profetizou que muitas coisas boas viriam após aquela data. Afinal, os filhos já estariam crescidos e teríamos tempo para viajar, passear e viver mais a vida. Os anos anteriores haviam sido de trabalho, corre-corre e canseira.

Que portentoso engano praticou o meu colega de rádio. O batente pesado continuou do mesmo jeito. Ainda trabalhamos duro por mais quatorze anos. Vejam que o trabalho de padaria, onde todos os dias há de se acender o forno para assar os pães nossos de cada dia, não é brincadeira não. Por isso digo que minha esposa foi uma grande heroína sustentar esta barra, por trinta e um anos, a meu lado.

Contudo, em 2001 voamos para a liberdade. Sai da cronologia do tempo e do ciclo árduo da obrigação, para um estágio bem mais leve e solto. Eu sempre digo, que sou o homem mais feliz do mundo, porque vivo a vida sonhada e perquirida por muita gente. Muitos estão atrelados até o pescoço com expedientes, papéis, obrigações e deles nunca se libertarão.

Pois comigo foi diferente. Parti do pressuposto de que não trouxe nada para esta vida e daqui também nada levarei. Pronto. Na Bíblia tem um versículo que sempre achei muito interessante que diz: “Não estejais ansiosos com muitas coisas. Tendo o que comer e vestir, estejais satisfeitos” O que me alegra, é saber que me livrei de toda a avareza e do pesado fardo das preocupações.

Nestes últimos sete anos, já rompi a barreira dos sessenta anos. Continuo na vidinha boa que pedi a Deus. Aluguei os imóveis e vivemos como classe média, mas muito felizes.

Como é bom se desligar das coisas pequenas e rasteiras e passar a voar. Voando, todas as coisas ficam mais leves e interessantes. Nesta curva da vida, que já cruzei, não pretendo mais nada em quantidade e sim em qualidade. Aproveitamos cada segundo da vida, porque não temos mais tempo a perder. Se cantamos, não é mais para cobrar nada de ninguém, mas tão somente para sonhar e esperar o amanhecer. Ou para agradecer a Deus.

Sempre gostei muito de trabalhar, porque nos dignificamos através dele. Fui aprovado em dois concursos públicos, mas como não fui convocado,  agora sonho acordado e acordo sonhando em viver, viver e viver...

Somos palmeiras plantadas junto aos ribeiros das águas e que ainda temos muita seiva, porque temos as folhas verdes da alegria.

Somente agora, compreendi que meu colega radioamador tinha razão Vivemos vida abundante e com muita intensidade.

Ao chover, vamos para a janela nos deliciar com o alegre espetáculo de cada gota que cai. À noite, abrimos a janela e deixamos o claro da lua se derramar quarto a dentro, prateando os nossos momentos de amor.