WELCOME TO THE JUNGLE!

Então você nasce lá no fim-do-mundo, cresce lá no fim-do-mundo, e, embora ame a civilização, acaba nunca se mudando prá capital porque a vida lá anda muito perigosa desde sempre, mas não tem problema, depois do Carandiru, gradativamente eles mudam a nata metropolitana pra pertinho de você... agora você divide seu ar com os pouco mais de dois mil voluntários moradores da sua grande cidade de um semáforo só e nenhum cinema e, n’um raio de cinqüenta quilômetros, com mais cinco presídios de segurança máxima. Não é o máximo?

Naturalmente, ninguém “se toca” que, do mesmo jeito que o rico que compra casa de veraneio lá no bucólico fim-do-mundo, depois de seis meses, nem aparece mais porque mais de quinhentos quilômetros ida-e-vinda, sem contar o tráfego da Marginal, sem contar os pedágios... cansa, desse mesmo jeitinho, a família e os associados dos hóspedes do Estado também cansam, só que, ao invés de simplesmente “desencanar” e colocar à venda “linda propriedade em paraíso natural pertinho da capital”, eles se mudam! Pronto! Acabaram-se os programs públicos, e, como você, que trabalha 12 horas por dia, é pobre, acabaram-se os seus programas, porque onde quer que você vá o mais bonitinho tem aquela cara de quem “matou a mãe por causa da mistura”... Bom... sobra a igreja... em tese...

Ademais, lá, no fim-do-mundo, não tem “BOPE”, não tem “GARRA”... tem uma meia-dúzia de PM’s mal-pagos, mal-treinados, mal-armados (mal-vestidos, mal-alimentados e, provavelmente, mal-amados..), com uma cota de cinco balas por dia: a partir do sexto tiro tem auditoria e eles ainda correm o risco de ter o valor da bala “desnecessariamente” deflagrada descontado de seu já ridículo salário... lá não tem nada! Não tem nem Delegado de Polícia... quer dizer, tem... de segunda a sexta, das nove às dezessete... que ele, por razões óbvias de segurança, não vai morar lá no fim-do-mundo onde não tem nada, nem segurança, mora na cidade grande mais próxima... logo, se você tem um problema, melhor tê-lo em horário comercial... ou... se você é um problema, tem praticamente passe-livre o resto desse tempo...

Aí eu me lembro do finado guarda-noturno do fórum batendo na janela de casa tarde da noite... “Doutor! Doutor! Tem gente tentando entrar em um dos cartórios, dá pr’o senhor ligar prá polícia por favor? O telefone do fórum ‘tá cortado...”... seria cômico se não fosse trágico, mas a vida segue, prossegue, e, hoje em dia, se você bobear, persegue... A propósito, só pra esclarecer, o finado vigia não se finou de bala não, foi de cachaça mesmo, ou de medo... vá saber... E meu pai ligou prá polícia, que, claro, não veio...

Mas tudo bem! Ia tudo bem, ou, ao menos, dava prá fingir que ia tudo bem, até o dia em que alguma mente brilhante em evidência no “status quo” teve a igualmente brilhante idéia de transferir o “fulaninho da favela tal” de um presídio prá outro pra mostrar quem manda e o PCC aceitou o desafio de mostrar quem manda... e mostrou! Definitivamente não é o Estado... Aí você, que nunca fez nada de errado, nem fumar maconha atrás da igreja aos quatorze, e já tem mais de vinte-e-um faz algum tempo, agora tem hora pra chegar em casa: toque-de-recolher, pela autoridade investida ao Estado pelo “Contrato Social” você tem que estar em casa antes das dez da noite – E é melhor você estar mesmo! – Não porque o Estado vai estar lá prá lhe punir, pelo contrário, porque Ele não vai estar lá para lhe proteger..., todos os D.P.’s e Batalhões vão estar fechados, e por um simples motivo: igualzinho a você, eles estão se cagando de medo...

Novamente, de mentes brilhantes na estrutura do poder nós estamos bem servidos... melhor que isso? Só se elas funcionassem.... Finalmente um Einstein constatou: o problema não é que os bandidos são mais bem-armados, mais bem-treinados e mais bem-pagos que a polícia, o problema não é que, por sermos um País institucionalmente burocrático, temos tanta gente na cadeia que não devia estar lá, ao menos não mais, que não temos vagas para os que deveriam, o problema não é que tem mais bandido que polícia na rua... o problema é o celular!!! A solução? Muito simpes... – e só-deus-sabe se vinda da mesma mente brilhante ou de outra...– já que estã furando nosso sistema de bloquear os celulares nos presídios, vamos bloquear os celulares na área toda... um mês!!!

Meu!!! Melhor você estar em casa antes das dez mesmo!!! Porque se der alguma zebra, não dá prá ligar prá polícia, não que eles fossem atender..., mas não dá nem prá ligar prá mãe e informá-la: “Eu quero ser cremada” ou “Dôe meus órgãos, se sobrar algum, até acharem a desova”...

E, a propósito, se furar o pneu, largue o carro e se enfie no matagal! Não emita nenhum som! Não pense! Não respire! E supere sua paúra de cobras!!!... Porque não dá nem prá chamar o borracheiro...

Bom... pelo menos lá na selva-de-concreto tem cinemas, restaurantes prá todo gosto, nacionalidade e bolso, vida noturna prá todos os apetites e... um monte de semáforos... já que é prá roer o osso... pelo menos você come a carne...

Dalila Langoni
Enviado por Dalila Langoni em 20/03/2008
Código do texto: T908689