O MAIOR TRANSTORNO DOS TEMPOS MODERNOS...

   Há algum tempo atrás, eu dizia que o computador iria ser presença fundamental em nossas vidas. Meus ouvintes, na época, riam de mim.

   Passados cerca de 15 anos, vejo que minha profecia está se cumprindo. Com o advento da grande rede mundial, o computador se agigantou em nossas vidas, se transformando em algo imprescindível. Hoje ele está se tornando numa ferramenta de muita utilidade.

   O trabalho, lazer, educação e comunicação hoje passam, obrigatoriamente, por esta poderosa máquina chamada computador. Cada dia é maior o número de usuários em todo o mundo. Reconhecemos que ele nos presta grandes serviços. Poder comprar, consultar saldos, fazer pagamentos, inscrições e estudar pela internet, mesmo em casa, na comodidade do lar é algo muito especial. Sem falar nos bate-papos, MSN, comunidades e recados do ORKUT.

   Esta grande explosão da tecnologia exige cuidados especiais por parte de todos. Do parlamento brasileiro, que precisa criar leis específicas para a Internet. Das famílias que precisam ensinar a seus filhos os grandes percalços e perigos da grande rede mundial e dos próprios usuários que necessitam se adaptar a este novo regime de vida. Como tudo precisa de limites, os jovens precisam ser disciplinados e fiscalizados por seus pais, no uso desta máquina tão benéfica e poderosa. Vemos algumas pessoas chegando com muita sede ao pote e se transformando em verdadeiros viciados. Ora, há quem passe mais de dez horas por dia em frente ao computador.

   Há, como tudo que é feito pelo homem que é mau, o seu lado triste e negativo. Falo dos crimes praticados através da internet. Tanto por hackers com invasões e roubos, como por viciados maldosos que espreitam jovens inexperientes. Ainda faço menção aos virus tão abundamente espalhados pela grande rede e também pela invasão indesejada de e-mails chatos e mentirosos. E o que dizer dos persistentes spams, que, de fato, só merecem mesmoa a lixeira?

   Por fim, vemos muitas pessoas exacerbando o uso do computador, em detrimento de outros valores. Temos visto pessoas trocando os momentos de lazer ou até de intimidade com seus familiares para ficar em frente à tela do monitor. Há até o perigo de muitos casais, que estão com seus relacionamentos prejudicados, por conta deste abuso. Afinal, deixar o cônjuge dormir sozinho, sem um abraço e sem afeto, para ficar até as madrugadas na teclas frias do computador, pode ser o maior transtorno dos tempos modernos.