A João Paulo II

Ele tinha o olhar fixo no horizonte, e sabia como poucos entender os sinais dos tempos. Não se enganava em suas palavras, nem a outros que o ouviam. Era um homem de coração grande, que tinha a todos como amigos e não fazia distinção. Mesmo doente, abalado pelo mal que o acometia levou adiante sua missão, oferecendo-se sem reservas ao serviço dos irmãos. Sua voz trêmula, mesmo assim ecoava firme e sem vacilar exortava, consolava. Tudo para ele era possível, pois impregnado da sabedoria divina conduzia a igreja com a convicção de servo iluminado por Deus. Defendia a vida, era contra métodos abortivos, sentia na pele os horrores das guerras frias e sangrentas que dissipavam vidas inocentes, e como uma voz que clama no deserto pedia pela paz no mundo. Em momento algum se calou diante das injustiças nem se omitiu perante a cultura de morte instalada no mundo contemporâneo. Foi audaz e corajoso, cumprindo fielmente o encargo que Deus lhe confiou, o de ser chefe supremo da igreja de Cristo. Um homem de oração, que via no contato com Deus a essência de sua vida e a fortaleza para continuar em sua árdua caminhada.

Seu exemplo de vida é um testemunho autêntico da obra grandiosa que Deus faz na vida de um homem que se deixa conduzir. Deus foi por demais bondoso ao cumular de vários dons e que mais chamava atenção neste homem, era o do Amor. Seu olhar de encontro as pessoas transmitia o amor. Um homem que deixou-se amar por Deus, por isso amava tanto.

Sua vida, seus gestos, sua maneira de ser e de agir era a mais eloquente forma de amar. Amava com tanta intensidade, que tinha a cada um como um filho querido. Era e foi um verdadeiro Pai espiritual, que atraia multidões por onde passava. Contribuiu de forma significativa para muitas transformações no mundo. Foi através dele que enfim o muro que separava as duas Alemanha foi derrubado, dando lugar a uma só. Os conflitos entre as nações foram em parte superados e o comunismo aos poucos ia se acabando.

Um homem que marcou profundamente o século XX, sendo um elo de ligação entre todas as religiões existentes no mundo.

Ele se foi, partindo para a casa do Pai, mas jamais será esquecido pelo povo que o amava tanto, que sofreu junto com ele ao vê seus últimos momentos de vida. João Paulo II, o Papa da Paz, sua ausência deixou em todos um vazio enorme, como se cada um tivesse perdido um Pai. Ele se foi, mas continuará vivo para sempre na memória e no coração do povo de Deus.