O que é concentração?
Quando falamos em concentração, creio que o primeiro ambiente que nos vêm a mente é a sala de aula. Uma voz fala em pé e voz alta. Essa voz se concentra no que diz, ou pelo menos deveria. O pensamento do filósofo X se mistura ao que passa na rua, no corredor, na sala ao lado. Não sei o que o leitor pensa, mas quem vos escreve acha isso errado. Prestar atenção ao redor e não manter o foco em sua própria aula...bom, creio que não posso julgar. Ah, posso sim, é errado!
Que aluno se concentrará na aula de um professor que não passa a matéria de modo atraente? Somente se a prova final estiver a caminho. Também sou contra provas, mas isso é história a ser rabiscada em outra folha. Não farei como o professor displicente da nossa história, que desconhece a palavra planejamento e agora está comentando o que está ensinando em outra sala.
E o aluno, se concentra? Depende de inúmeros fatores. Da matéria a ser estudada, do conteúdo a ser ministrado, do sono, do vento frio que entra pela porta, do filme que ele poderia estar assistindo. O que mostra que a concentração do aluno depende dele mesmo. Da sua força de vontade e da atratividade da aula, que já mencionamos.
O professor ao aluno pode soar como a voz da verdade ou como a professora do personagem Charlie Brown (sabem o dono do Snoopy? Ele mesmo!)
E agora
Às 15:41
O filósofo X foi esquecido
Um antigo seriado foi citado
E, se quiserem,
Podem me chamar de Minduim.