CINZA DO ESQUECIMENTO

       Colocar a ganância pelo lucro, acima do sagrado direito à vida é um dos maiores absurdos. Refiro-me ainda ao fatídico acidente da TAM, onde tantas pessoas perderam suas vidas. Até agora quase nada foi resolvido no tocante à segurança nos aeroportos e nem nos aviões.

     A manutenção das aeronaves não é feita de forma transparente. As decisões são muito parciais e obscuras. Fica claro que o interesse pelo ganho está acima de qualquer outra posição. Os bilhões de reais no resultado do balanço é o que importa. Vidas não valem nada. Uma vez carbonizadas, faz-se um enterro simbólico, as famílias choram ali uns poucos dias e pronto. Quem pagou com a vida foram centenas de pessoas inocentes.

      Quererem defender que uma aeronave pode aterrissar com defeito em uma das turbinas é piada. Sinceramente não acredito nas informações técnicas do fabricante da turbina, nem muito menos nas companhias de aviação. Todos são farinha do mesmo saco.

     A aterrissagem de um avião em condições normais de temperatura e de pista, com a aeronave em perfeito estado, já é bastante crítica, imagine com uma turbina inoperante. É uma pouca vergonha. O caso particular deste acidente da TAM foi uma irresponsabilidade sem precedentes na história da aviação. Tentar aterrissar um avião, com toda a vulnerabilidade aqui citada e ainda mais com uma pista inacabada, onde não havia groove, sinceramente não dá. Autorizar uma operação destas é um crime hediondo. Tai no que deu!

     O que vale para as empresas é a lucratividade e a valorização de suas ações na bolsa de valores. O resto que vire comida para peixes predadores no fundo do mar, ou se carbonize e se transforme na cinza do esquecimento.