O CARANDIRU DO DR. DRAUZIO VARELLA E O MEU... (LCRamos)

Autor: LUIZ CARLOS RAMOS

Alguém me perguntou: Qual a diferença entre o seu livro CARANDIRU, INFERNO OU PARAISO? E o livro do Dr. Drauzio Varella, ESTAÇÃO CARANDIRU.

Respondo! Primeiro, devo salientar que, o Dr. é um escritor consagrado. Um verdadeiro literato. Eu, sou um escritor narrador de histórias. O Dr. Drauzio é o mestre e eu o discípulo.

Quanto a diferença de opiniões entre as duas obras, esta é uma questão de opinião dos autores sobre o mesmo assunto.

Eu escrevi o meu livro com a ótica de um Agente Penitenciário que no dia a dia convive com as manhas e artimanhas dos presidiários, que são exímios mentirosos e ases no quezito dissimulação.

O Dr. Drauzio, por sua vez, relata histórias que lhe foram contadas por intermédio de pessoas (detentos) que, pelo seu consultório passaram (dentro do Presídio) onde ele fazia, e ainda faz, na Penitenciária de S.Paulo, um trabalho bastante digno como voluntário.

E eu como Agente, sou pago para ressociar os detentos, mas, a maioria deles detesta essa palavra e muito mais o significado dela. Portanto...

Por minha vez, eu não quis puxar sardinha para nenhum dos lados e em minha obra, falo das “maçãs podres", os Agentes corruptos que foram exonerados e que graças a Deus, fazem parte de uma minoria em nossa sofrida classe.

As brigas dos criminosos que, ocasionaram mortes entre eles, poderiam ser evitadas caso houvesse cumprimento do código de honra e ética impostos pelos mesmo.

Pena que esse código de ética somente é aplicado depois que o individuo vai preso, talvez se eles mantivessem esse mesmo código aqui na rua, em liberdade, muitos deles não estariam presos ou assassinados. Enfim!

Caso o amigo leitor tenha ido alguma vez na extinta Casa de Detenção, do Carandiru, dependendo do que tenha ido ali fazer, também, terá a sua opinião, e ela poderá divergir daquilo que eu penso e daquilo que o Dr. Drauzio, também, possa pensar.

É isso ai, opiniões são sempre polemicas, algumas políticas, outras para fazer média e, embora sejam opiniões próprias como as minhas, não querem dizer que quem as opinou, seja este ou aquele, esteja certo, cada um é cada um e ninguém é dono da verdade.

Quero deixar bem claro que, a pessoa que me deu a maior força para escrever esse livro, foi o próprio Dr. Drauzio, sabedor da minha aptidão para escrever contos e compor letras para musicar. O doutor, sugeriu-me escrever sobre a Casa de Detenção, já que eu trabalhava naquele estabelecimento há mais de vinte anos, onde com certeza, eu deveria ter muitas histórias para contar sobre a cadeia.

Quero deixar um abraço, e um muito obrigado, a todos que leram ou compraram o meu livro.

Maiores informações sobre meu livro, procurar:

www.Protexto.com.br/livro.php?cod_livro=101