A Nave das Constatações

A Nave das Constatações

Isso não lhe acontece, de vez em quando? Aquele instante em que a malfadada incompetência deixa-nos de mãos atadas, bloqueando a tradução na íntegra, acerca das peripécias do insight... E então, o que fica faltando, é em grande parte o que se queria comunicar. Fazer o que, se as coisas tem um ritmo próprio, um correr particular. Ou bem a gente se ajusta às cadências ou bem a gente sonha à distância. Em algum momento você pensou que A Nave das Constatações, aos 47 anos, é estranhamente fértil? Aliás, é preciso que se diga, viemos de um mundo e, de repente, desovamos num inimaginável mundo novo. Corcel não era um cavalo. Catchup era Peixe. A praça era só Alegria e família podia ser tanto Trapo como Adams, Do-Ré-Mi. Caninha era Tatuzinho - abre a garrafa e me dá um pouquinho. Há 20 anos não se comercializa essa marca em São Paulo, mas a reserva de imagem nos leva a cantarolar esse refrão sem cerimônia. E nós aqui, na cada vez mais solitária ilha dos quase 50, uma ilha que não pára, diga-se de passagem, levando-nos a viver milhares de reservas de imagens, que tentam muitas vezes, não raro em vão, se adaptar às novas e avassaladoras imagens. Roberto ainda é o rei. A periferia de ontem hoje carrega a nebulosa alcunha de bolsão de miséria. Traficante era o sujeito que orquestrava a operação do Peru para o Brasil, e não o infeliz que vende papelote na esquina. Podia-se transar e tomar sol como rezava a natureza, e dirigir não acarretava em engrossar o saldo de mortos equivalente ao de uma guerra.

Noutras palavras, nós, nesta nave de direção incerta, vamos cravar uma bandeira no planeta mais próximo, e ao invés de estrelas sem listras ostentar somente os dizeres - Liberdade Ainda Que Tardia, ou se se preferir, Sem Cinto, Sem Camisinha e Sem Protetor. E como nesta pequena grande ilha o mar das possibilidades muda de lugar a cada dia, realizar o exercício da constatação é o único refúgio para quem está de fôlego curto e vista cansada, para quem, decididamente, está com a velha fantasia em andrajos mas tem de se adaptar ao novo festival. As novidades são muitas. As vantagens são imensas.

Mas há uma falta de ética tão palpável quanto cristal de rocha.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 17/03/2008
Reeditado em 05/11/2013
Código do texto: T904197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.