PRAPENSAR ( O ICÓGNITO DA MENTE )
Sabe... Acredito que a mente humana é a mais brilhante e notável das criações.
Gostaria de entender qual a ciência que Deus utilizou para cria-la.
Como deve ser desenvolver e controlar todas as consciências do mundo? Todo mover, toda ação e reação do univerço?
A onimpresença para mim é o mais confuso e complexo dos paradoxos, como será que Deus está em tudo e em todo lugar?
Como será possível entender todas as cabeças do mundo? Todas as idéias e seus perturbados autores?
E o livre arbítrio? Será que rompe o laço da autoridade de Deus?
Se romper ? O “Dom” do livre arbítrio então foi nossa pior maldição.
A final, o que é o livre arbítrio se não o mais traiçoeiro dom que possuímos.
Esse dom nos faz: errar, acertar, construir, destruir, procurar, evitar, falar, calar...
Todos os dias tomamos centenas de decisões, umas fáceis e vulgares, outras complexas e decisivas. Se pelo menos a carne fosse amiga do espírito, seria bem mais fácil.
Acontece que a carne e o espírito são os mais avessos e violentos dos inimigos, vivem em pé de guerra utilizando nossos corpos e nossas vidas como palco de batalha.
Queria muito me aprofundar nesse tema, mais o texto ficaria longo e complexo, entraríamos na teologia, sociologia, antropologia e até correríamos o risco de esbarrar-mos no ceticismo. Existem raças e ideologias aos milhares, falaríamos, falaríamos, falaríamos e não chegaríamos a lugar nenhum.
Portanto vou parar por aqui, sou incapaz de imaginar o mecanismo de administração utilizado por Deus para gerir a mente humana.
Frustrando assim minha aguçada e inconformada curiosidade.
Bom, vocês são pessoas inteligentes, de ideologias e opiniões distintas. Passo agora então essa intrincada e curiosa questão: Como será que Deus interage na administração da mente humana?
Deixa correr souto?
Programa o destino e depois só vem cobrar?
Manda anjos que lhe pôem a par de tudo?
Quem souber, por favor responda.